Transformação logística: Saiba quais são as principais tendências

Saiba quais são as principais tendências para a transformação logística: Você já parou para analisar como o avanço da tecnologia transformou a logística no Brasil e no mundo? Por exemplo, se antes as compras pela internet eram vistas com maus olhos pelos clientes, hoje mais de 55 milhões de consumidores fizeram ao menos uma compra online em 2017. A transformação digital não é algo somente para o futuro. Ela acontece constantemente. Todos os dias somos expostos a novas tecnologias e temos processos que são melhorados graças à utilização de softwares personalizados.

O estudo Logistics Trend Radar 2018/19 realizado pela DHL, elenca vários pontos em que a transformação logística impactará. Muito além de novas tecnologias, a importância de manter o foco do cliente será ainda mais importante, sem deixar de se preocupar com outros pilares, como: sustentabilidade, tecnologia e pessoas.

A transformação logística e o impacto na sustentabilidade

Quando falamos de transformação logística, é essencial que o avanço tecnológico acompanhe ações que foquem reduzir a poluição e a produção de resíduos, mantendo o propósito de logística verde e consciente. É possível pensar sobre a escolha de alternativas como veículos elétricos e uso de combustíveis que causem menos danos ao meio ambiente.

A tecnologia como aliada das pessoas

A automatização e a utilização de sistemas interligados para a melhoria dos avanços na cadeia de suprimento traz as evoluções tecnológicas como facilitadoras de tarefas operacionais e repetitivas, pois permitem que os trabalhadores dessa área foquem suas habilidades em entender o gerenciamento e assim acompanhem o ritmo de constante inovação do mercado.

Inovação com o foco do cliente

Quando falamos em transformação logística, muitas ideias e especulações surgem. As novas tecnologias, como drones, IOT (internet das coisas) e impressoras 3D já apontam um novo futuro para o segmento. A Amazon, gigante de comércio eletrônico, já realizou alguns testes de entrega por drones, assim como outros países como Rússia e Inglaterra também já se aventuraram por essas experiências.

Muitas são as possibilidades quando pensamos em transformação logística no Brasil e no mundo. Os desafios para que o futuro do segmento acompanhe a inovação mundial e passe a ser cada vez mais sustentável, seja por meio de drones ou veículos elétricos, devem tornar o mercado de logística ainda mais competitivo, já que o foco continua sendo a experiência do cliente.

Você tem dúvidas sobre como a transformação logística pode impactar seus negócios?

Então se inscreva na nossa newsletter para ter acesso a todo o conteúdo do blog!

Texto criado pela colaboradora Thaís Regina Ferreira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *