Quatro opções para quem quer trabalhar com logística

A área de logística está em franca expansão no país e centenas de pessoas buscam algum tipo de capacitação no segmento, seja para ampliar conhecimentos ou adquirir uma base sólida para adentrar este vasto mundo que engloba a logística. Se você está dentro deste grupo, aproveite a oportunidade e conheça 4 opções para evoluir muito na área de logística.

Cursos livresbanner-400x400_V3_1-300x300 Quatro opções para quem quer trabalhar com logística

Cursos livres são treinamentos que podem ser realizados por qualquer pessoa e têm preços bastante variados. Você pode optar pelo ensino presencial ou à distância para adquirir conhecimentos básicos sobre logística e suas interdependências. Assim, você terá uma noção geral da área de atuação e poderá decidir se realmente é o que deseja fazer.

Cursos técnicos

Os cursos técnicos podem ser integrados ao ensino médio, para quem ainda não o concluiu, e pós-médios, ou seja, para quem já concluiu o ensino médio e agora busca uma qualificação técnica para atuar no mercado. Eles têm duração de um a dois anos e podem ser realizados por qualquer pessoa que tenha interesse no assunto. Algumas escolas têm processo seletivo e outras exigem apenas a comprovação de estudos anteriores, como no caso dos cursos pós-médios.

Graduação tecnológica

A graduação tecnológica veio para suprir uma demanda do mercado, pois muitos profissionais atuantes não possuíam formação acadêmica em sua área de atuação, o que os impedia de almejar cargos e salários melhores. Com a implantação da graduação tecnológica, o país percebeu que se tratava de um grande nicho para formação de mão de obra especializada em pouco tempo, e então esta modalidade ganhou mais visibilidade.

Este é o caso da logística, pois as atividades eram exercidas por profissionais que não tinham a formação adequada para trabalhar neste segmento, mas possuíam grande experiência. Os cursos de Tecnologia em Logística são uma boa pedida para quem deseja ingressar na área com bastante conhecimento e segurança, pois a formação acadêmica é bastante completa e integrada com o dia a dia do profissional. Além disso, em dois ou três anos você conclui uma graduação, podendo participar de concursos públicos e potencializar o seu salário.

Bacharelado em Logística

Atentas às demandas do mercado, algumas faculdades já trabalham com o curso de Bacharelado em Logística, ou seja, uma formação aprofundada, de quatro anos. Os profissionais egressos destes cursos têm tanto o conhecimento para aplicar métodos, técnicas e processos nas empresas quanto para desenvolver pesquisas relacionadas à logística, como alternativas mais baratas para a escoação de produção, transporte viário e aeroviário, por exemplo.

Além da formação específica em logística, o profissional que busca obter sucesso nesta carreira deve procurar outras formações complementares, como cursos de idiomas – inglês e espanhol são os mais recomendados –, informática e banco de dados. É preciso ainda ter algumas competências pessoais, como flexibilidade, bom relacionamento interpessoal e proatividade, as quais podem ser trabalhadas em treinamentos diversos.

E você, ficou mais interessado na carreira logística? Que tal visitar uma empresa da área para ver pessoalmente como as coisas funcionam? Lembre-se de nos contar a sua experiência e, se restou alguma dúvida, pergunte pra gente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *