O que é preciso para ser um bom profissional de logística?

As exigências para ingressar no mercado profissional aumentaram. Hoje, além de construir uma boa formação, é preciso adquirir conhecimentos que estão além da sua área de atuação. Para ser um bom profissional de logística, por exemplo, é importante buscar ensinamentos interdisciplinares, que levem você a transitar por diferentes setores em uma empresa, e, assim, sair à frente dos concorrentes na disputa por um espaço no mercado tão competitivo.

Na área de logística, o número de funções e atividades é bastante variado e o especialista que conhece um pouco de cada setor que envolve a logística consegue trabalhar de forma estratégica dentro da empresa – e isso é tudo que uma organização deseja.

O profissional que atua em fábricas, responsável pela parte administrativa das operações, para se destacar deve mostrar que tem uma visão macro de toda a cadeia de abastecimento, e pode gerenciar a parte operacional da fábrica de maneira ainda mais eficiente. Assim como o profissional que trabalha em atacadistas ou varejistas e conhece a fundo os setores de armazenagem, embalagem, estoque, manutenção de informação, processamento de pedidos, transporte, pode gerar muito mais interesse para a empresa e ter muito mais chances de ser contratado.

Ou seja, o profissional de logística precisa ter uma noção ampla de como funciona o seu segmento de atuação como um todo e dos processos logísticos. Saber controlar o estoque e a armazenagem, planejar a movimentação interna e a distribuição entre fábricas, centros de distribuição e varejo, buscando sempre os menores custos e a realização de serviços qualificados e seguros, é o que garante o perfeito atendimento das entregas e, consequentemente, a conquista de uma vaga em uma empresa de sucesso no mercado.

 

Conhecimentos necessários

BANNER10-TRANSPO-300x300 O que é preciso para ser um bom profissional de logística?Hoje, as empresas têm valorizado os perfis que se adaptam bem às oscilações do mercado e da demanda, e os profissionais de logística precisam acompanhar essas mudanças rapidamente. Por isso, é importante manter-se em constante aprendizado, seja investindo em cursos de curta duração, seminários e workshops até mestrados profissionais e MBAs, dentro e fora do país. Afinal, somente quem se mantém atualizado é capaz de acompanhar as transformações dos cenários de logística.

Além disso, é importante ter conhecimentos sobre matemática financeira, custos, estatística, informática (para operar com banco de dados e sistemas eletrônicos), pesquisa operacional e ferramentas de gestão da qualidade. Por meio das formações variadas, como Administração de Empresas, Engenharias (principalmente, a de Produção), Economia e Transportes, é possível adquirir esses aprendizados.

 

Perfil do profissional de logística

O profissional de logística no seu dia a dia está envolvido tanto com os fornecedores como com os colaboradores de outros departamentos da empresa. Precisa fazer o contato com as organizações parceiras, ter o controle de todo o processo de entrega e ainda organizar as demandas para que o trabalho como um todo sempre aconteça dentro dos prazos determinado.

Ou seja, ele deve estar disponível para atender os fornecedores e a disposição dos colaboradores, ser flexível e organizado também. Mas isso ainda não é tudo que você precisa saber para ser um profissional de logística. Ele deve contar com outras características comportamentais importantes para realmente se destacar em um mercado que a cada dia está mais concorrido. Confira, a seguir:

– Liderança: ter espírito de liderança é indispensável para o profissional que deseja tomar a frente da área de logística em uma empresa. Quem possui essa característica consegue extrair o melhor da sua equipe e está sempre preparado para resolver o inesperado de forma eficaz. Essa pode ser uma capacidade inata ou desenvolvida ao longo da gestão. Por isso, independentemente da sua posição hierárquica atual, aprimorar essa técnica pode ser um fator decisivo para a sua carreira em logística.

BANNER10-TRANSPO-300x300 O que é preciso para ser um bom profissional de logística?

– Visão Estratégica: o profissional de sucesso certamente é um bom estrategista. Ele é capaz de ver além dos problemas atuais, consegue criar soluções e harmonizar o trabalho em equipe por meio da construção de planos de negócio pontuais. Essa competência, assim como a liderança, pode ser aperfeiçoada com a ajuda de um coach de carreiras, por exemplo.

– Organização: aquela história de gestores geniais altamente desorganizados, com um milhão de papéis espalhados pela sala, é coisa de filme. Esqueça-os. No meio corporativo, a organização e o planejamento são imprescindíveis em todas as etapas, do estagiário à presidência. Por isso, tenha todos os compromissos, planos, apresentações, estratégias e missões devidamente armazenados e organizados.

– Proatividade e Dinamismo: essas duas competências não vieram juntas nesse artigo por acaso. Proatividade e dinamismo se completam e são conhecidos como uma dupla indispensável para todo colaborador em logística que deseja ter sucesso em sua carreira. O profissional de logística deve ser proativo, não pode permanecer na zona de conforto nem esperar que as demandas ou problemas surjam. Precisa estar atento a todas as movimentações do mercado e antecipar soluções. Com uma visão global da empresa e do seu papel dentro da organização, é aquele que oferece sugestões e, principalmente, inovações.

– Domínio de recursos tecnológicos: na busca por melhores resultados e melhor desempenho, os profissionais de logística precisam conhecer as vantagens de contar com o apoio da tecnologia para realizar suas atividades. Ao compreender o funcionamento de ferramentas como ERP, WMS e TMS, os especialistas podem trabalhar com maior facilidade com dados e fazer o controle de cargas ou a gestão de frete de forma ainda mais eficaz. Assim, é possível ter maiores chances de sucesso no mercado de logística, otimizar o seu trabalho e aumentar o potencial de cada procedimento interno, operacional e administrativo.

Deseja saber mais sobre o assunto? Não hesite em para entrar em contato! A transpoBrasil pode ajudar você a ser um excelente profissional de logística. Conheça o transpoFrete e saiba como otimizar o seu trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *