Mapa lança sistema de macrologística para agropecuária brasileira

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) lançou nesta quarta-feira o Sistema de Inteligência Territorial Estratégica da Macrologística Agropecuária. A plataforma online, desenvolvida pela Embrapa Territorial (Campinas, SP), mostra a origem, os caminhos e o destino dos principais produtos da agricultura e da pecuária nacionais, identifica gargalos e oportunidades para investimentos logísticos.  A agropecuária gera cerca de 1.6 bilhão de toneladas de carga demandando, anualmente, quase 43 milhões de fretes de caminhões. O conteúdo está disponível na internet e pode ser acessado clicando aqui.

A plataforma mostra os modais de transporte e a infraestrutura de armazenagem e processamento utilizados até chegar a cada porto, em cada uma das dez cadeias estudadas – soja, milho, café, laranja, cana-de-açúcar, algodão, papel e celulose, aves, suínos e bovinos – que representam mais de 90% da carga agropecuária do país. No caso do milho e da soja, estudo realizado pelo sistema mostrou que 47% das cargas já chegam às docas por ferrovias.

De acordo com o secretário executivo do Mapa, Eumar Novacki, até o fim deste mês estarão reunidas colaborações de outros ministérios com sugestões de rotas e de obras para o escoamento de produção. Já foram indicadas pela Embrapa dez obras prioritárias que precisam ser concluídas ou receber manutenção, entre rodovias, como a 163 e 080, além de ferrovias e hidrovias.

 

Fonte: goo.gl/SgT2bz

Desafios-do-Agronegócio Mapa lança sistema de macrologística para agropecuária brasileira

Desafios-do-Agronegócio Mapa lança sistema de macrologística para agropecuária brasileira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *