Entenda a relação entre logística e sustentabilidade

O processo logístico de uma empresa vem acompanhando as mudanças na sociedade e um conceito que faz parte da realidade da logística, hoje, é a sustentabilidade. A prática com atitudes sustentáveis transformou a realidade das organizações, que passam a cuidar mais das questões socioambientais ao perceber a importância do descarte correto de produtos e materiais no meio ambiente.

O principal objetivo da logística continua sendo o de coordenar as atividades de transporte de produtos de uma forma que atenda às necessidades do cliente a um custo mínimo. Porém, se no passado esse custo era baseado apenas no fator econômico, agora as consequências ambientais e sociais das atividades também são levadas em conta. Isso porque existe uma preocupação constante em combinar eficiência com redução de ruídos, menos poluição e um ambiente colaborativo.

Dessa forma, explicamos o surgimento da logística sustentável, que atende tanto a empresa, melhorando e otimizando processos, como os consumidores e o ambiente em que vivem. Quer entender melhor essa relação? Vamos lá!

 

A ligação entre logística e sustentabilidade

BANNER04-TRANSPO-300x300 Entenda a relação entre logística e sustentabilidadeSabemos que uma empresa, ao agir de forma sustentável, pode construir uma imagem mais sólida e conquistar novos consumidores, melhorar o processo de produção e gerar produtos mais ecológicos. E, ao contrário do que muitos pensam, essa realidade não está longe do seu alcance. Saiba porquê:

Você já ouviu falar em logística reversa? Ela pode se tornar o diferencial da empresa e levar grandes benefícios para a sua imagem. Essa prática é conhecida por fazer a diferença na sociedade e no meio ambiente, por meio do reaproveitamento de materiais, da devolução de produtos e da reciclagem de equipamentos em fim de vida útil. Um exemplo clássico são os aparelhos eletrônicos que são incentivados pelas empresas, por meio de campanhas, a serem descartados. É o que acontece com os aparelhos telefônicos, que seguem de volta para o fabricante e vão para reciclagem.

Por isso, afirmamos que a logística reversa atua de maneira abrangente e resulta em efeitos globais, que auxiliam diretamente no desenvolvimento da sustentabilidade no Brasil e no mundo. Ela pode (e deve) ser implantada pelas empresas dos mais variados segmentos e portes para, assim, construir estratégias de devolução e reciclagem de produtos, de substituição e de reutilização de materiais, reduzir o consumo de matérias-primas e promover a saúde do meio ambiente.

 

Vantagens para as empresas

As empresas, responsáveis pelos resíduos que produzem, ao apostar na logística reversa podem reduzir os custos do início da cadeia de abastecimento devido às iniciativas de reaproveitamento, economizando nos processos produtivos, uma vez que os resíduos entram novamente na cadeia produtiva. Além disso, é possível conquistar novos clientes, principalmente ao implantar uma política de devolução que permita ao consumidor trocar sem custos algum produto com defeito, por exemplo, e tornar a logística reversa um diferencial competitivo importante para a sua organização.

BANNER04-TRANSPO-300x300 Entenda a relação entre logística e sustentabilidade

Vantagens para a sociedade e o meio ambiente

A logística reversa, então, promove benefícios para as empresas e tem grande influência na construção de um mundo sustentável. As vantagens para o meio ambiente giram em torno da possibilidade de retorno dos resíduos sólidos para as empresas de origem, evitando, assim, a poluição e a contaminação do solo, rios, mares e florestas. Da mesma forma, governos, empresas e consumidores passam a ser responsáveis pela coleta seletiva, separação, descarte e destino dos produtos (principalmente os recicláveis), facilitando a reutilização de materiais e poupando a natureza.

 

Parques logísticos fazem parte da economia sustentável

Imagine um lugar em que sejam compartilhados diversos serviços, como água, luz e equipamentos? Isso com certeza reduziria os custos do empreendimento e aumentaria sua eficiência. Pois é assim que funcionam os parques logísticos, que representam uma boa maneira para que as empresas sejam sustentáveis e se beneficiem ao mesmo tempo. O ideal é procurar pelos parques que têm certificações de sustentabilidade. Muitos deles são construídos de forma a aproveitar a luz natural, têm sistema de economia de recursos hídricos e oferecem um ambiente de trabalho e serviços suplementares, que facilitam a vida dos que trabalham ali dentro.

 

O mercado internacional valoriza empresas sustentáveis

É verdade que o conceito de sustentabilidade vem crescendo no Brasil, mas, no exterior, ele já é bem estabelecido e as empresas que querem conquistar mercados externos vão encontrar na sustentabilidade um grande diferencial competitivo. Dependendo da legislação do país, se você não adotar uma política ambiental correta em relação aos descartes ou na produção, a entrada do negócio pode até mesmo vir a ser proibida. É por isso que, quando se fala de logística e se pensa na redução de custos e ganho de competitividade, não se pode esquecer a sustentabilidade.

 

Sustentabilidade não implica aumento de gastos

Diferentemente do que muitos pensam, a sustentabilidade não implica aumento de gastos de uma empresa. A logística trabalha a fim de reduzir custos e é um erro achar que implementar mecanismos de sustentabilidade aumentam os gastos do empreendimento. Muito pelo contrário, é possível economizar mais ainda.

Muitas vezes, ações que eram apenas um diferencial para empresas que tinham uma visão mais moderna acabaram virando uma necessidade para reduzir custos, evitar gastos com multas ou mesmo o embargo na produção devido a problemas com o meio ambiente. Vale lembrar que, hoje em dia, a legislação é bem severa em relação à poluição causada por empresas.

Portanto, perceba que ao atuar de forma sustentável é possível promover a conscientização para a educação ambiental, eliminar os impactos no meio ambiente devido à redução dos descartes residuais de forma indevida e, assim, melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. Contate a transpoBrasil e saiba muito mais sobre logística!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *