A importância da logística reversa para o e-commerce

A logística reversa funciona para os varejistas online como uma ação estratégica que serve, principalmente, para fortalecer os canais de relacionamento com o cliente. Ela vive presente no dia a dia da sua loja virtual e está diretamente relacionada às políticas de devolução do seu negócio. Mas você já parou para pensar na importância da logística reversa para o seu e-commerce? Conheça mais sobre a prática:

Por meio dessa operação é possível facilitar a vida do consumidor que deseja devolver um produto, garantindo a sua satisfação. No entanto, para construir uma boa reputação no mercado e ter retornos positivos é necessário investir na qualidade do atendimento e estar preparado para as exigências dos e-consumers, que se mostram cada vez mais engajados no processo de compra.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Invesp, pelo menos 30% de todos os itens comprados online são devolvidos. Ou seja, existe uma grande parcela de consumidores que deseja solucionar seus problemas e encontrar pelo caminho e-lojas com políticas de troca e uma gestão de devolução que ofereça as melhores condições no momento da compra.


Logística reversa aumenta a satisfação do cliente

e-commerce-logistica-reversa-300x300 A importância da logística reversa para o e-commerceSe a sua loja virtual oferece a opção de troca ou devolução de produtos, essa informação precisa estar à mostra no site para que o cliente encontre com facilidade e de cara se interesse pela sua e-loja, pois uma coisa é certa: ao prestar esse serviço de pós-venda com qualidade é possível superar as expectativas dos clientes.

Mas se você deseja conquistar ainda mais o consumidor ofereça este serviço de forma gratuita. Para os consumidores isso significa diminuir o risco de desperdiçar uma compra. Para o dono de e-commerce significa minimizar as chances de receber reclamações, aumentando a possibilidade de ganhar a confiança do cliente para uma próxima compra.

Assim, a sua marca passa segurança ao e-consumer, que pode sentir vontade de retornar a sua loja, e transmite a ideia de transparência nos negócios.


Práticas operacionais influenciam na economia da sua e-loja

Ter uma boa logística também influencia nos gastos e investimentos da empresa. Fazer a entrega de produtos, manter um estoque ou realizar trocas e processos de logística reversa demandam tempo e dinheiro, e uma empresa que não investe nesses aspectos pode cometer erros que, em algum momento, custarão caro.

A escolha de um bom operador logístico, que se encarregue totalmente dessa área, pode ajudar, por exemplo, na manutenção do estoque, evitando que produtos fiquem parados, ao controlar o que pode faltar e o que precisa ser vendido. Ou seja, uma boa gestão do estoque pode levar a grandes economias.

Além disso, ao apostar na logística reversa, especificamente, e oferecer ao consumidor a opção de devolver o produto, o seu e-commerce pode sair à frente da concorrência. Oferecer as melhores condições de compra permite que a sua loja atinja um maior número de consumidores (que podem tornar-se clientes fieis a marca) e potencializa relações positivas entre empresa e cliente, gerando maiores lucros para o negócio.


Um desafio: o aumento da área de atuação

Investir em logística também significa aumentar o raio de atuação da sua empresa. Ao contar com transportadoras que entregam os seus produtos para as mais diversas regiões, seu negócio consegue não apenas cumprir com a obrigação de entrega, mas também atinge um número maior de e-consumers.

No entanto, isso também aumenta a responsabilidade do setor de devolução da sua empresa, que precisa estar atento às exigências do consumidor. Portanto, invista em equipes qualificadas e ganhe destaque perante a concorrência em regiões com grande potencial de consumo.


Transforme o arrependimento do consumidor em oportunidade para o seu e-commerce

Com uma política de troca e devolução bem estruturada é possível transformar a vontade do consumidor em oportunidades para o seu e-commerce. Afinal, o cliente pode se arrepender da compra, ou comprar um item com a numeração errada, querer trocar ou devolver o produto, e ainda receber o melhor retorno da loja, certo?

Segundo o artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor, o consumidor que efetuar uma compra por canais como telefone ou internet tem sete dias, a contar da data do recebimento do produto, para desistir da compra e efetuar a devolução, sem a necessidade de oferecer explicações.

No momento em que o cliente solicita uma troca ou pretende devolver algum produto é necessário que a sua empresa tenha condições de corresponder às suas expectativas, oferecendo uma boa experiência de consumo. Dessa forma, você garante a satisfação do consumidor e oficializa a transparência da sua marca, gerando oportunidades de negócio.

Por isso, entenda: as devoluções são inevitáveis no universo das vendas online. Então, organize a sua empresa para oferecer ao cliente a melhor jornada de compra com a opção de devolução. Contate a transpoBrasil e conheça as melhores soluções para a logística do seu negócio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *