A importância da Gestão de Entregas na cadeia de suprimentos

A importância da Gestão de Entregas na cadeia de suprimentos

A gestão de entregas é uma das principais atividades na operação logística de uma empresa, sobretudo nos dias de hoje, quando o mercado dita as regras de atendimento e os consumidores exigem excelência na qualidade dos produtos e serviços.

Em teoria, o gerenciamento eficaz de entregas significa executar, em tempo real, o acompanhamento do ciclo do pedido, atuando em situações críticas e que comprometam a expectativa do cliente. Na prática, representa um enorme desafio para os embarcadores que, em sua grande parte, não dispõem dos mecanismos necessários para garantir eficiência neste processo.

O fato é que os recursos normalmente utilizados para controlar entregas – planilhas e sites de transportadoras – levam certo tempo para registrar e atualizar as ocorrências, limitando-se apenas a ações reativas, sendo essas, na maioria das vezes, ineficientes. Por consequência, transtornos e prejuízos podem ser causados à companhia, como:

  • Clientes insatisfeitos devido a atrasos, faltas, avarias, e demais eventos.
  • Possíveis quebras de contrato em função da ruptura no abastecimento.
  • Multas e cobranças por ressarcimento de perdas.
  • Custos extras com devoluções, armazenagem, reentregas; entre outros.

Com impactos dessa proporção, fica evidente que a gestão de entregas não se resume a um indicador de desempenho ou a um benefício oferecido ao cliente para rastrear sua encomenda.

Na cadeia de suprimentos, o fluxo de informações deve atender requisitos de eficácia e velocidade, possibilitando medidas seguras, proativas e estratégicas em interesse da redução de custos e da ampliação do nível de serviço logístico.

Nesse sentido, a tecnologia é fundamental para gerenciar com efetividade as ocorrências no transporte e distribuição de cargas. Soluções como o TMS permitem que o embarcador exerça maior controle sobre as operações durante o tempo de ciclo do pedido, desde a sua concepção até a data de entrega da mercadoria.

O transpoFrete, um dos principais sistemas de gerenciamento de transporte do mercado, tem uma gama de funcionalidades que possibilita o completo acompanhamento do embarque, informando seu posicionamento em cada etapa do processo de abastecimento.

Acompanhe agora como o transpoFrete pode contribuir para a gestão de entregas da sua empresa:

 

Controle de prazos e ocorrências de entrega

O cadastro e saneamento de dados logísticos são determinantes para o correto processamento das informações no sistema e, portanto, são decisivos no momento de administrar seus resultados.

O transpoFrete disponibiliza ao embarcador a possibilidade de personalizar o cadastro de prazos e configurações de ocorrências de entrega de acordo com as particularidades da operação, sendo possível adequar rotas e regiões atendidas conforme sua necessidade.

Nesse aspecto, o sistema permite ainda a exportação e importação de dados em massa, o que otimiza o cadastro e atualização, além de proporcionar maior disponibilidade operacional e elevar a acuracidade dos registros.

 

Planejamento logístico

Na definição de rotas e transportadoras, por meio de processos integrados ao ERP da empresa e de forma automatizada, o transpoFrete indica a melhor opção para que o pedido chegue ao seu destino no menor prazo e dentro das condições estabelecidas.

Aliás, este é um ponto importante a ser observado, ou seja, a validação precisa da negociação de frete promovida pelo software – tanto em relação a tarifas quanto à previsão de entregas – garante maior rentabilidade à empresa e credibilidade ao processo, no qual prevalece a seleção dos critérios definidos pelo embarcador.

A partir desse momento, procedimentos internos, como emissão da nota fiscal e realização da coleta até a entrega final da mercadoria, podem ser monitorados em tempo real através do painel de bordo do sistema.

Gestão de entregas

banner-400x400_V3_2-2-300x300 A importância da Gestão de Entregas na cadeia de suprimentosO transpoFrete concentra as principais informações da carga na tela de acompanhamento de entregas, entre elas: número da nota fiscal, transportadora, data de emissão e previsão de entrega. O status da mercadoria é demonstrado por evento, na linha do tempo, indicando a data e o horário da ocorrência.

Esse processo possibilita ao embarcador acompanhar pontualmente cada situação e permite que ações sejam tomadas de acordo com sua necessidade e urgência, muitas vezes antecipando eventuais problemas de entrega.

A recepção das ocorrências no sistema ocorre de duas formas: através de arquivos EDI ou apontamento do transportador no portal web (quando o transporte é realizado por transportadoras contratadas e não exclusivas), ou por meio do app transpoFrete, em casos de transporte próprio e agregado. A integração e autonomia na troca de dados é um ponto essencial para atingir requisitos como confiabilidade, segurança e velocidade das informações.

O transpoFrete dispõe ainda de aplicações como o agendamento e as instruções de entrega, atuando como ferramenta de apoio na operacionalização das entregas junto a clientes e transportadoras.

Além disso, o Serviço de Atendimento ao Consumidor e demais departamentos relacionados podem contar com um acesso exclusivo à consulta de notas fiscais, onde o rastreamento indica a posição de entrega da mercadoria naquele momento, respondendo de forma imediata e sem depender de outros sistemas ou empresas de transporte.

Como vimos, o gerenciamento de entregas demanda uma atuação proativa em relação às ocorrências e eventos registrados durante a operação logística. Do mesmo modo, a integração da cadeia de suprimentos, principalmente quando apoiada por um sistema de gestão eficiente, garante excelentes resultados a todos os seus integrantes.

Aos transportadores e operadores logísticos, os sistemas de gerenciamento de transporte atuam como canal de comunicação entre parceiros de negócio, proporcionando a troca de dados de maneira ágil e assertiva, refletindo diretamente no desempenho e qualidade do serviço.

Para a empresa embarcadora, um TMS como o transpoFrete permite o gerenciamento da mercadoria em múltiplos níveis – desde a entrada do pedido até a sua entrega – ampliando o controle sobre os processos logísticos e fortalecendo o relacionamento com o cliente ao transmitir informações precisas e atualizadas.

Ao consumidor, o serviço de rastreamento facilita sua programação de recebimento, atende exigências relativas à comodidade e acompanhamento de entrega e proporciona maior segurança para realizar novas compras.

Gostaria de saber mais sobre as vantagens que o transpoFrete oferece para a gestão de entregas? Entre em contato conosco e conheça todos os benefícios da solução.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *