Gestão de transporte: evite prejuízos no escoamento de cargas

As perdas ocorridas durante o transporte trazem grandes prejuízos para as empresas que fabricam ou distribuem produtos. Seja por desvio da carga ou fraudes em documentos, os empreendedores não podem mais se dar ao luxo de desconsiderar novos custos quando as margens de lucro já são progressivamente pressionadas no mercado.

Quando se trata do escoamento de uma das principais fontes de recursos externos do Brasil, é possível perceber que, apesar de todos os avanços (tecnologia, profissionalização e, consequentemente, maior produtividade), ainda podemos destacar a falta de infraestrutura gritante que existe na área de transporte.

Desde o 2º Plano Nacional de Desenvolvimento, a infraestrutura de transporte brasileira sofre com a falta de investimentos. As empresas brasileiras acabam por ter um gasto extra todo ano devido à precariedade da infraestrutura no setor logístico, revelada nas péssimas condições das estradas e ferrovias, alta burocracia, falta de capacidade dos portos e silos e grandes despesas com armazenagem.

A Confederação Nacional dos Transportes (CNT), por exemplo, calcula que a má qualidade das rodovias brasileiras (nas quais trafega mais de 60% do total de cargas movimentadas no Brasil) é responsável por aumento superior a 30% no custo operacional para o escoamento dos grãos.

Em função disso, as soluções que possibilitam um monitoramento mais eficaz de cargas têm se tornado grandes aliadas das empresas que desejam transportar produtos de forma mais segura, prevenindo prejuízos e o aumento de custos, e melhorar a gestão de transporte do seu negócio.

Pensando nisso, em você, embarcador, e nas melhores condições para o desenvolvimento do seu trabalho, construímos uma série de dicas com as principais formas para garantir um escoamento eficiente das cargas (com a utilização de recursos que não dependem de uma boa infraestrutura). Confira, a seguir:

 

Localização

A principal forma de monitorar o escoamento de produtos em diversas localidades é o uso de equipamentos de GPS que fornecem a localização dos veículos praticamente em tempo real. Essa solução é fundamental para a empresa ter a informação se, durante o trajeto, a carga não foi desviada para outras localidades ou se o condutor não fez paradas indevidas ou não planejadas.

Com o módulo de roteirização, por exemplo, a sua empresa otimiza ao máximo o sequenciamento das entregas previstas nos embarques. Com tecnologia de ponta, a solução efetua a simulação das melhores rotas, com informações em tempo real sobre condições de trafegabilidade das rotas.

Além disso, caso sua empresa trabalhe com motoristas agregados, transportadoras exclusivas ou semiexclusivas, poderá disponibilizar um APP Mobile, como é o caso da solução oferecida pelo transpoFrete, para que os mesmos tenham o seu acesso facilitado à portaria, além da melhor orientação sobre as suas entregas, permitindo navegação GPS e apontamento de ocorrências e entregas.

 

Dispositivos camuflados

Mesmo com o uso de equipamentos de tecnologia de ponta para identificar a localização dos veículos, algumas quadrilhas se especializaram em burlar sistemas como esses. Por isso, outra ferramenta eficiente para monitorar as cargas é o uso de identificadores que ficam camuflados na carga transportada. Com isso, aumentam-se as chances de que itens desviados sejam localizados em um rastreamento.

 

Documentos digitais

Outra forma de aumentar a segurança no escoamento de produtos é o uso de certificações digitais. A utilização de nota fiscal e conhecimento de transportes eletrônicos, que atualmente são obrigatórios, contribuem muito para a redução dos riscos de fraudes ou modificações indevidas durante o trajeto.

 

Termo de aceitação formal por parte do cliente

Uma boa alternativa para garantir a chegada dos produtos ao local de destino é a exigência de um aceite formal por parte do cliente. Isso garante que a conformidade da entrega seja verificada imediatamente e previne outras possibilidades de desvio das mercadorias na rota. Vale ressaltar que esse termo não precisa ser uma assinatura física, mas sim uma confirmação eletrônica.

 

Softwares específicos

O monitoramento de carga também tem como aliados os softwares que integram os setores de expedição e recebimento das empresas fornecedoras e clientes. Com informações da viagem atualizadas em tempo real no sistema, as duas partes podem saber, a qualquer momento, como está o percurso das mercadorias entre as localidades. Com isso, é possível agir em tempo hábil caso uma das empresas perceba qualquer anomalia nos prazos e nas especificações das entregas.

 

Definindo regras

Além do uso de equipamentos e de sistemas informatizados, as empresas também podem monitorar o escoamento de seus produtos por meio da definição de regras e políticas internas. Muitas vezes, os desvios ocorrem por falta de conhecimento dos condutores, e não pela ação de pessoas mal-intencionadas. Por isso, é fundamental definir diretrizes para os funcionários envolvidos no processo, como horários de viagem, trajetos permitidos, exigências para mudanças de percurso e paradas permitidas.

O investimento em soluções para monitoramento de carga evita gastos posteriores com o rastreamento de mercadorias roubadas ou extraviadas, que podem onerar as finanças de qualquer organização. Ficou interessado? Então contate a transpoBrasil e saiba como um bom sistema de gestão de frete pode fazer a diferença no seu negócio!

full-banner-1 Gestão de transporte: evite prejuízos no escoamento de cargas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *