Gestão de transporte: como controlar e qualificar fornecedores

O papel dos fornecedores dentro de uma organização que atua com logística tem grande relevância e pode influenciar em todo processo de gestão. Empresas embarcadoras têm como atribuição contratar serviços e formar parcerias que atendam às suas exigências, incluindo aquelas transportadoras que estão de acordo com o perfil da instituição.

Essas definições fazem toda a diferença no momento de entrega dos produtos, que devem chegar no prazo e com qualidade aos comerciantes ou diretamente aos consumidores. Ou seja, uma boa seleção de fornecedores pode contribuir para a eficiência da operação dentro da cadeia de suprimentos e garantir o sucesso do seu negócio.

Pensando assim, é preciso – antes de começar qualquer planejamento – verificar quais são as possibilidades financeiras da sua empresa para, assim, fazer uma avaliação de qual fornecedor pode atender as suas condições. Além disso, é importante ter atenção às necessidades e requisitos do cliente também. Sendo assim, o transportador precisa oferecer segurança tanto para o embarcador, que contrata o seu serviço, quanto para o cliente, que deseja receber o pedido no prazo certo.

 

Ao controlar, você qualificabanner-400x400_V3_2-300x300 Gestão de transporte: como controlar e qualificar fornecedores

Se o fornecedor atende as exigências do embarcador, aos requisitos de avaliação, ele pode ser uma boa opção de contratação. No entanto, ele precisa ser acompanhado de perto para que nenhuma operação saia do eixo e deixe um consumidor na mão.

Sem realizar uma gestão de transporte eficiente, ou seja, se você não controlar em tempo real as melhores propostas e não conhecer tudo que os fornecedores têm a oferecer, as chances de não fechar um bom negócio se multiplicam. Portanto, tenha essas informações em mãos e nunca desperdice uma boa negociação. Com informações gerenciais precisas, o transpoFrete permite acompanhar, na linha do tempo, a evolução dos números relacionados à eficiência operacional e administrativa das transportadoras, assim como a efetividade da sua equipe interna na resolução dos problemas.

Com recursos de conectividade com os sistemas das transportadoras (EDIs), tecnologias de apontamento WEB e tecnologias mobile, o transpoFrete garante a gestão de ocorrências e prazos de todos os perfis de transportadoras. Além disso, a plataforma web do transpoFrete permite o acesso por parte das transportadoras que, a partir de um portal único, podem administrar todas as suas pendências com relação à submissão e recepção de EDIs, preenchimento de dados de cotações, acompanhamento de liberação de pagamentos, entre outros.

Dessa forma, o embarcador consegue manter uma relação segura com os fornecedores e oferecer o melhor serviço aos clientes.

Confira os principais aspectos que você deve levar em conta na hora de fechar um contrato com transportadoras:

Custo: observar se os custos estão compatíveis com o mercado, partindo do princípio que eles devem ser reduzidos.

Qualidade: o fornecedor precisar ser qualificado. É fundamental que reconheça suas deficiências e esteja disposto a implantar programa de melhoria contínua, visando dispor de um sistema de qualidade.

Pontualidade: O fornecedor deverá ter uma cultura de pontualidade nas suas entregas. A não pontualidade enfraquece a relação embarcador-fornecedor, com efeitos devastadores, já que a imagem dos dois nesse momento está vinculada.

Flexibilidade: ter a capacidade de, rapidamente, adaptar-se às alterações e solicitações do mercado.

Produtividade: tanto o embarcador quanto o fornecedor devem estar preparados para, de forma contínua, implantar programas de melhoria da produtividade, visando, por exemplo, reduções de custos, melhoria na qualidade dos processos e redução dos prazos de entrega.

 

Escolha pela competitividade

Depois de conhecer as principais características que um fornecedor deve ter, escolha aquele que atua de maneira integrada a esses fatores, ou seja, opte pela competitividade. O fornecedor mais competitivo, normalmente, tem os valores mais acessíveis e não peca na inovação e na qualidade.

O uso de recursos tecnológicos, como o TMS Embarcador transpoFrete, por exemplo, permite à empresa encontrar melhores propostas e assinar um contrato acessível ao realizar simulações de contratos e de melhores alternativas financeiras de transportes no momento dos embarques, auditoria automatizada dos conhecimentos e auditoria automatizada de faturas de fretes.

Deseja saber mais sobre o transpoFrete? Contate a transpoBrasil e escolha os melhores fornecedores para o seu negócio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *