Gestão de entregas: 8 dicas para um serviço de qualidade

Contar com um serviço de transporte eficaz e atuar com um valor de frete competitivo são premissas para se ter um desempenho logístico de sucesso. No entanto, mais do que encontrar boas transportadoras e reduzir custos, é preciso ser eficiente na gestão de entregas e satisfazer seus clientes.

Hoje, para conquistar a confiança do consumidor final é necessário oferecer um serviço de qualidade, que atende e supera as expectativas dele. E quando se trata de uma embarcadora, o momento de mostrar que a empresa é realmente competente é o da entrega da mercadoria.

É preciso entender, primeiramente, a importância da gestão de entregas para oferecer o melhor do seu serviço ao cliente e não decepcioná-lo. Atente para o fato de que a gestão de entregas não se resume a oferecer uma alternativa de acompanhamento da mercadoria, como acontece nos e-commerces, ou aos resultados extraídos de indicadores de performance. Trata-se, na verdade, de uma forma de ser estratégico, diminuir gastos e, ao mesmo tempo, atender muito bem o consumidor final.

Já pensou sobre como fazer isso de maneira realmente eficiente? Confira, a seguir, algumas dicas para oferecer um serviço de qualidade, ter uma gestão proativa de entregas por meio do uso de tecnologia e melhorar as formas de negociação e de se alcançar um bom nível de serviço.

 

1 Integre dados

É preciso haver uma boa comunicação entre o embarcador e o transportador, ponto fundamental para garantir a entrada das ocorrências. Com o uso de tecnologia, como um TMS, é possível melhorar a troca de informações com as transportadoras por meio de EDIs, que permitem o conhecimento do posicionamento da entrega. Assim, tudo que acontece no trajeto da mercadoria – se ela já está a caminho do cliente final ou não, se houve alguma devolução ou avaria, entre outras questões -, pode ser acompanhado em tempo real pelos embarcadores.

 

2 Procure intervir sobre as ocorrências de entrega

Com o acompanhamento do processo de entrega, os embarcadores têm acesso a informações sobre a carga de forma muito mais rápida e precisa. Com isso, podem agir proativamente para resolver um problema antes mesmo que o cliente final tome conhecimento, fique insatisfeito e faça uma reclamação. Também conseguem antecipar ações para evitar custos adicionais desnecessários com devoluções ou reentregas e responder rapidamente em situações de atrasos e avarias, por exemplo.

Com um software de gestão TMS Embarcador o gestor/usuário de logística pode usar este painel para monitorar o andamento das entregas (antecipadas, no prazo, atrasadas)

 

3 Monitore o serviço em tempo real

Ao ter maior visibilidade do processo de entregas, o embarcador também pode realizar um melhor monitoramento do serviço como um todo, acompanhando os estágios da posição da entrega e eventos com a Nota Fiscal (NF), garantindo maior segurança da carga e agilidade no retorno ao cliente. Com as informações certas em mãos, oferecidas pelas próprias transportadoras, é possível acompanhar o trajeto da mercadoria, ter certeza da sua integridade e ainda comunicar ao consumidor rapidamente qualquer ocorrência, mostrando eficiência.

Por meio de um software TMS, é possível acompanhar a linha do tempo de entrega e saber o status da mercadoria.

 

4 Otimize o trabalho da área de logística

É possível ser eficiente para o cliente e, ao mesmo tempo, otimizar o trabalho do setor logístico da sua embarcadora. Por exemplo: quando o consumidor liga para saber o posicionamento do pedido e você atua por meio de um TMS eficiente, é possível que a área de SAC tenha acesso a uma consulta de posição de NF e, sem envolver a área de logística, você informa e atende o pedido do consumidor rapidamente, orientando-o sobre o estágio da mercadoria dentro do cronograma de entrega. Ou seja, com tecnologia, integração de dados com a transportadora e um acesso rápido à área que tem contato com o cliente, você elimina uma série de processos, trabalha de forma mais ágil, aumenta a satisfação do cliente e ainda libera o setor logístico para atuar de forma mais estratégica.

No transpoFrete, a área Comercial/SAC pode acessar as informações da nota fiscal e posicionar o cliente sobre a entrega por meio do relatório de tracking de nota fiscal.

 

5 Busque parcerias com preocupação na qualidade de entrega

Para oferecer um bom serviço de entrega, é preciso contar com fornecedores e parceiros que estão focados em qualidade e não apenas em redução de custo de frete. Por isso, a nossa dica é que você prefira sempre o trabalho das transportadoras que, assim como você, investem em tecnologia e são eficientes para o seu negócio. Dessa forma, é possível atender bem o consumidor com mais agilidade e oferecer o melhor do seu serviço.

 

6 Controle os prazos de entrega

Ter conhecimento sobre cada um dos estágios da mercadoria dentro da linha do tempo da entrega é essencial para ter um controle dos prazos finais. Por isso, busque soluções e ferramentas que auxiliem você a ter conhecimento do passo a passo da mercadoria, desde a saída do depósito até o cliente final. Com isso, você pode ter controle total sobre o seu serviço de entrega e sua qualidade.

 

7 Disponibilize opções de rastreamento ao cliente

Outra dica interessante é ser o mais transparente possível, ou seja, oferecer a opção de rastreamento da mercadoria ao cliente. Esse é um fator importante principalmente para os donos de e-commerce. Assim você está oferecendo segurança e gerando confiança, fidelizando ainda mais o consumidor final do seu negócio.

 

8 Atue sobre os indicadores de eficiência de entrega

Por meio de indicadores é possível descobrir o nível de eficiência de entrega dos seus transportadores. Portanto, procure calcular o desempenho das entregas para oferecer um serviço ainda mais qualificado. Existem indicadores como o Resultado de Eficiência de Entrega que permitem a você medir a quantidade de entregas que aconteceram no prazo ou fora do prazo e, de acordo com o percentual mínimo exigido da transportadora, é possível fazer cobranças de melhorias do serviço de transporte oferecido.

Essas dicas são úteis para você? Quer saber mais sobre o assunto? Então entre em contato e entenda como o transpoFrete, um software que permite o acompanhamento de toda a linha do tempo de entrega e o monitoramento em tempo real dos processos internos e externos que envolvem a gestão de entregas, pode ajudar você.

 

Gilson Chequeto
CEO e Diretor Comercial da transpoBrasil.

 

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