Controle de ocorrências: melhore a relação com fornecedores e clientes

Um dos objetivos de todo embarcador é manter um bom relacionamento com os principais atores da sua cadeia logística: fornecedores e clientes. Isso porque sem eles não haveria bons negócios. E uma das tarefas mais importantes da gestão de transporte está justamente em gerenciar processos e operações que envolvem o trabalho de quem fabrica e transporta os produtos e daqueles que recebem as mercadorias também – ou seja, fazer o controle de ocorrências e acompanhar o status de pedidos e entregas.

As transportadoras, além de buscarem por contratos melhores e mais rentáveis, exigem atuar com segurança, compartilhando informações sobre a expedição com o embarcador de forma fácil e rápida, para que o serviço de entrega seja o mais completo possível.

Clientes também se mostram cada vez mais interessados em acompanhar o trajeto da mercadoria, o status do pedido e conhecer detalhes sobre a rota, e desejam comprar um produto de uma embarcadora – como um e-commerce, por exemplo -, que permite o controle de todas as etapas de entrega.

Por isso, uma das melhores formas de enfrentar o desafio de tornar cada vez melhor a relação com clientes e fornecedores é por meio do controle qualificado das ocorrências, em tempo real, envolvendo o seu negócio.

 

A realidade das empresas

Toda empresa determina regras para a expedição das cargas e estas precisam ser cumpridas para o sucesso do negócio. A intenção a cada plano ou estratégia traçada é que o transporte de carga seja realizado com segurança, qualidade e pontualidade.

Porém, quando se trata de um serviço de transporte, diversos imprevistos podem acontecer e nenhum embarcador está livre disso. Mesmo depois de contratar a melhor transportadora para o seu negócio, com o melhor valor de frete, durante o trajeto um acidente com o caminhão ou um desvio de rota, por exemplo, podem influenciar no prazo de entrega para o cliente. E é nestas situações que um controle de ocorrências realmente efetivo faz a diferença.

 

Reforçando a boa relação com fornecedores e clientes

A organização que consegue manter um canal de comunicação aberto com os fornecedores parceiros pode ser muito mais ágil nas suas entregas e, assim, oferecer o melhor do seu serviço aos clientes. Existindo essa interface, a troca de informações sobre a carga e o andamento das entregas pode ser realmente eficiente.

Além de garantir um melhor gerenciamento da distribuição de mercadorias, essa transparência leva uma maior segurança ao transportador, que pode atuar com tranquilidade e avisar imediatamente sobre eventuais problemas surgidos no trajeto.

O embarcador pode otimizar a comunicação com os clientes por meio da área de Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), prestando informações sobre as entregas dos pedidos. É possível aumentar a satisfação dos clientes ao ter a equipe de SAC controlando a situação de entrega, pedidos (origem e destino), número da nota fiscal, data de envio, por exemplo. E, assim, você realiza uma gestão de prazos de entrega realmente eficiente para os seus negócios e para os consumidores.

O controle de ocorrências ajuda no desempenho da operação logística e é extremamente importante para manter e reforçar uma boa relação com os fornecedores e clientes. Por meio de um gerenciamento eficiente de ocorrências você pode verificar informações sobre o movimento da carga em tempo real.

Essa é uma maneira efetiva de ter mais controle sobre a logística e de certificar-se de que todas as etapas da operação, aconteçam conforme o esperado. É um dos maiores benefícios para uma embarcadora, pois otimiza o trabalho da equipe de logística e, consequentemente, reduz custos.

E com a ajuda de um software de gestão, é possível realizar o registro e controle com maior facilidade. Por isso, o transpoFrete está totalmente integrado aos sistemas das transportadoras e dos Correios, permitindo o rastreamento qualificado das expedições. O sistema organiza e centraliza todas as entregas, eliminando assim a necessidade de consultar os portais das transportadoras e dos Correios.

Portanto, um bom sistema de gestão, além de auxiliar as embarcadoras desde o ciclo de contratação de transporte até a gestão das entregas, leva as empresas a serem mais eficientes, a contarem com o trabalho das transportadoras certas para os seus negócios e a oferecerem um serviço ainda mais qualificado para satisfazer o consumidor, melhorando assim as suas relações e a gestão logística como um todo.

 

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