Como um controle de estoque campeão pode melhorar seu negócio?

Um controle de estoque mal feito pode gerar a perda de materiais, quedas nas vendas e outros prejuízos financeiros complicados para uma empresa. Mas você sabia que, para otimizar o controle de seu estoque, não é preciso gastar muito e você ainda consegue reduzir o capital investido no inventário a partir da adoção de um software de gestão na sua empresa? Com essa tecnologia, você terá dados precisos sobre suas vendas e entregas, conseguindo manter um estoque mínimo e aumentar a eficiência de sua atividade.

Veja como um controle de estoque campeão pode melhorar o seu negócio!

 

Tenha previsões mais certeiras

Certamente a falta de controle contribui para que a empresa possua um inventário excessivo, mas muitas vezes as informações erradas causam ainda reações de compra diante de expectativas que não se consolidam no futuro.

O controle rigoroso de entradas e saídas de produtos vai dar ao gestor uma boa noção das sazonalidades de mercado. Dessa forma, a partir dos sinais corretos do que pode esperar dos cenários futuros, ele poderá planejar melhor suas compras e reposições a fim de fazer reduções eficientes de estoque e ter os produtos na quantidade e qualidade certas para as demandas de seus clientes.


Facilite a circulação e o registro dos produtos em seu depósito

Se você dividir seus produtos por categorias e padronizar um sistema de códigos para buscá-los e registrar entradas e saídas, você manterá o depósito em ordem e vai facilitar a circulação das mercadorias no acervo. Faça um mapeamento dos fluxos e processos dentro do depósito para identificar em que ele pode ser melhorado.


Melhore o tempo de suas entregas

Quando um cliente chega até sua empresa e não encontra o produto desejado, muito provavelmente ele vai procurar a concorrência. Com um controle de estoque campeão, você não só poderá oferecer os produtos que o consumidor procura, mas vai conseguir fazer isso no tempo certo e entregar no prazo que ele espera.

Como você pode prever o quanto deve armazenar, além da quantidade de reposição e da organização do acervo, os itens estarão sempre disponíveis em estoque para despacho.


Libere mais dinheiro para investir em outras áreas

Ao agilizar a cadeia de abastecimento, você será capaz de reduzir o estoque, melhorar o tempo de mercado e comprimir os tempos de ciclo de produtos. Isso quer dizer que, com os investimentos no estoque otimizados, vai sobrar mais capital de giro e outros recursos para investir na sua empresa, inclusive na aquisição de equipamentos, contratação de mais funcionários e demais setores.


Reduza bastante seus custos

Uma boa gestão de estoque vai ainda te poupar grandes custos com luz, aluguel, segurança e demais contas que a manutenção do local demanda. Se existem produtos que deterioram com facilidade, por exemplo, há equipamentos especiais e funcionários dedicados à atividade. Com um estoque mínimo e bem-monitorado, esses gastos serão reduzidos, também, ao mínimo.

As empresas hoje em dia devem ser ágeis e preparadas para reagir rapidamente às mudanças de demandas de seus clientes, de preferência com um estoque enxuto. Não há como estocar grandes quantidades de produtos e ser negligente com o controle de estoque em tempos de alta concorrência como na atualidade. É preciso otimizar as operações e manter um controle de alto nível no seu acervo.

O que você tem feito para ter um controle de estoque campeão na sua empresa?

 

Gilson Chequeto
CEO e Diretor Comercial da transpoBrasil.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *