Como a tecnologia ajuda a logística no agronegócio

O investimento em logística auxilia o trabalho dos mais variados setores de uma empresa. Ao transformar os processos que antes eram denominados como apenas operacionais e integra-los a outras áreas, a sua empresa consegue melhorar o rendimento e a produtividade. No agronegócio isso não é diferente. A logística nesse setor pode mudar e otimizar as tarefas exercidas no campo. Mas, mais do que isso, unir as estratégias logísticas a soluções tecnológicas, que auxiliam na gestão, pode potencializar a qualidade do trabalho realizado pelo embarcador.

BANNER06-TRANSPO-300x300 Como a tecnologia ajuda a logística no agronegócioDe acordo com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o agronegócio foi responsável por 23% do PIB nacional em 2016. Ou seja, as produções agrícolas participam de por boa parte da economia brasileira. Dessa forma, é importante que os serviços realizados pelos produtores, desde a lavoura até o escoamento dos produtos, sejam eficientes e correspondam a demanda do setor.

Por isso, ao coordenar um negócio na agricultura é preciso apostar em soluções ágeis, que funcionem de forma inteligente, reduzindo os custos das operações. Mas para que você entenda melhor o papel da tecnologia na vida do produtor agrícola separamos algumas facilidades que a automação proporciona ao agronegócio, confira:

 

Melhoria das plantações

Existem diversas maneiras de utilizar a tecnologia como um auxilio no trabalho do campo. Uma delas é na aplicação e no controle da quantidade de insumos que se deve utilizar no solo para uma melhor plantação. Com precisão você consegue saber que área precisa receber cada produto.

Esse recurso reduz custos de produção, aumenta a eficiência técnica e a qualidade final dos produtos. Mais produtividade, mais lucratividade.

 

Redução de custos

Para reduzir os custos da sua empresa, principalmente aqueles operacionais, é preciso atuar em conjunto com processos logísticos eficientes e contar com um bom sistema de gestão para o agronegócio. Diminuir os custos fixos com alternativas tecnológicas como o TMS Embarcador transpoFrete, que tem recursos voltado especialmente para a redução de custos da sua empresa, é uma das melhores maneiras de utilizar a tecnologia a favor do seu negócio.

 

Otimização dos processos de gestão

Para que o fluxo logístico funcione de maneira eficiente e o consumidor fique satisfeito com a entrega da mercadoria é preciso fazer mais do que um bom trabalho. O desempenho da sua equipe pode (e deve) chegar a um nível de excelência que só com a tecnologia é possível atingir. De maneira ágil, um software de gestão pode solucionar qualquer problema como a falta de integração entre os serviços que envolvem a sua empresa.

Um sistema como o transpoFrete orienta a sua equipe em relação à ações que devem ser tomadas com o foco em redução de custos, gestão de entregas e garantia da integridade das informações gerenciais. Assim, o embarcador consegue aumentar a produtividade da equipe e gerar resultados e insights positivos para serem aplicado no seu negócio.

Ao utilizar o TMS no agronegócio, você também pode fazer o gerenciamento de BID de transportes efetuando o processo completo de cotações das transportadoras e programação da cadência planejada de fretes. Pode desempenhar também a roteirização, a execução de cotações SPOT, o gerenciamento das tabelas de fretes com transportadoras fixas, realizar a gestão dos custos que compõem a formação de preços de transportes, além de gerar transparência no relacionamento com as transportadoras. Essas podem acessar um portal e efetuar o seu agendamento de coletas e entregas, acompanhar o processo de liberação de pagamento de fretes, realizar apontamentos de entregas e ocorrências, entre outros.

 

Compartilhamento e uso de informações

Empresas do agronegócio possuem muita sinergia na forma de conduzir os seus negócios. É comum trocarem informações sobre preços de transportes praticados por rotas, colaborarem na montagem de cargas e compartilhamento de veículos e trocarem experiências como um todo.

Essas empresas, ao apostarem na tecnologia do transpoFrete, por exemplo, podem criar uma rede de compartilhamento de informações, permitindo que dados de interesse coletivo, como custo médio por tonelada e rota, indicadores de nível de serviços das transportadoras envolvidas, entre outras informações, sejam compartilhadas.

 

 Identificação de novas estratégias e oportunidades

Com o uso da tecnologia é possível reunir informações e dados que demonstram tendências para o futuro. Novas formas de cultivo, exportação da produção e diversificação da atuação do produtor rural, são apenas algumas das oportunidades que podem ser identificadas a partir da adoção de tecnologia para a gestão de agronegócios. Existem sistemas que auxiliam na construção de relatórios completos e por meio destes, é possível fazer uma análise detalhada da sua atuação no mercado para, assim, determinar novos investimentos com segurança e tomar decisões precisas.

Então, adote um sistema de gestão e faça da tecnologia um aliado tanto no campo como na parte logística e operacional do seu negócio. Contate a transpoBrasil e saiba mais sobre o transpoFrete!

BANNER06-TRANSPO-300x300 Como a tecnologia ajuda a logística no agronegócio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *