Como reduzir custos com a gestão de transportes

Toda empresa deseja reduzir os custos e as despesas, aumentar os lucros e melhorar o desempenho do seu negócio. Mas essa nem sempre é uma tarefa fácil de ser cumprida. Na gestão de transportes, por exemplo, a busca pela redução dos custos é diária, mas difícil de ser alcançada dado o alto número de variáveis envolvidas no processo.

Para atingir as metas de redução de custos (o grande desafio dos profissionais de logística), é necessário apostar em soluções estratégicas, investindo bastante na fase de planejamento da operação. O primeiro passo é avaliar os processos que são fundamentais para a composição do orçamento final. A partir disso, você consegue saber quais atividades podem ser ajustadas (e otimizadas) para a redução dos custos.

Normalmente, nessa fase, a necessidade de automação fica explicita. Com sistemas de gestão eficientes é possível otimizar rotas, reduzir custos com tarefas repetitivas, monitorar cargas e evitar custos adicionais (como multas por atraso).

Confira algumas vantagens da automação de processos logísticos:

 

Racionalizaçãobanner-400x400_V3_3-300x300 Como reduzir custos com a gestão de transportes

Levando em conta que o transporte de cargas é uma das etapas logísticas que mais demandam investimento, é importante pensar em como racionalizar esses gastos. As empresas aproveitam pouco a sua equipe de logística para atividades que, efetivamente, geram redução de custos para a empresa, até mesmo porque as pessoas destinam o seu tempo a processos operacionais que não agregam valor para a empresa. Veja alguns desses processos:

 

  • Conferência de valores de fretes que já estão corretos (porém elas não sabem);
  • Utilização de horas excessivas para a montagem de planilhas complementares;
  • Gasto de tempo excessivo na comunicação com transportadoras e clientes devido à falta de visibilidade de informações.

 

Programar rotinas inteligentes e automatizadas para os processos, por exemplo, pode ser um fator determinante para a economia de tempo e dinheiro, além de liberar a equipe para as atividades estratégicas.

 

Proatividade

Para ter sucesso com as entregas, é preciso conhecer o cenário em que a sua empresa está inserida e saber quais as melhores possibilidades de transporte de acordo com o seu negócio. Quando você necessita contratar um serviço terceirizado, seja de transportadoras ou por meio dos Correios, existem ações e análises que podem ser feitas previamente, permitindo uma redução dos custos antes mesmo de assinar um acordo ou contrato.

 

Rotas frequentes e avaliação de transportadoras

Ao perceber um grande fluxo de entregas em uma região, você pode procurar transportadoras que atuam exclusivamente no local, conseguindo assim custos menores. O trabalho de captação de propostas (BID de transportes), quando não amparado por um sistema, exige grande esforço da empresa para realizá-lo. A grande dificuldade está em avaliar o impacto da utilização desta transportadora com base no perfil de cargas a serem transportada.

No entanto, ao utilizar uma solução como o transpoFrete, a empresa realiza o seu BID ou leilão de fretes de uma forma muito rápida e transparente. Após a captação das propostas de forma 100% online e automática, a avaliação dessas informações pode ser feita diretamente no sistema, por meio de simulações no volume histórico de fretes, permitindo à organização comparar facilmente as alternativas e optar pela proposta ideal.

 

Controle de frete

O custo do frete é um dos principais pontos a serem observados pelos embarcadores. Ele compõe boa parte dos gastos do setor logístico e, consequentemente, das despesas totais de uma empresa. Portanto, para reduzir os custos do seu negócio de forma geral é essencial realizar uma boa gestão de transporte e frete.

Então, aposte em soluções que permitam o acompanhamento do índice de tipos de ocorrências que entram no sistema – principalmente das que geram custo extra, como devoluções, reentregas e avarias -, além de controlar o índice de cobranças suspeitas, eficiência geral de entrega, eficiência das cotações de fretes, incidência de fretes com o custo acima do orçamento para a região, entregas em atrasos, entre outras funções que auxiliam o embarcador a escolher as melhores estratégias para o seu negócio.

Além disso, com informações gerenciais precisas, o software permite acompanhar também, na linha do tempo, a evolução dos números relacionados à eficiência operacional e administrativa das transportadoras, assim como à efetividade da sua equipe interna na resolução dos problemas. Essas informações garantem a redução de custos e o resultado que a sua empresa precisa. Contate a transpoBrasil e não perca a chance de fazer a melhor gestão de transportes!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *