Caminhão sem motorista será testado na Suécia

Um caminhão elétrico que trafega sem motorista será testado pelo grupo Lidl, na Suécia, em parceria com startup Einride, que desenvolveu o veículo chamado “T-pod”. Sem cabine e sem lugar para um condutor, o T-pod é controlado remotamente.

Ele pesa 20 toneladas (com carga total), tem autonomia com carregamento completo da bateria por 2 mil quilometros e capacidade de transporte de 15 palets standard (cerca de 15 m²).

Johannes Fieber, CEO do Lidl para a Suécia, explicou que durante o ano fiscal de 2016/2017, foram adotados combustíveis alternativos como eletricidade, gás natural ou biodiesel. “Isso permitiu reduzir o impacto ambiental do transporte em 25%”, afirmou. Para o executivo, o T-pod “é um grande passo na batalha contra os combustíveis fósseis.”

Neste mês, será feito junto à Agência de Transportes da Suécia o pedido de licença para que os veículos autoguiados possam trafegar na estrada.

Os testes para uso do T-pod serão realizados no terceiro trimestre de 2018 com o transporte de produtor do grupo alemão Schwarz, dono do Lidl, saindo de Halmstad, na Suécia.

Tpod_Material10.7349cfa0-300x169 Caminhão sem motorista será testado na Suécia
Fonte da imagem: https://www.einride.eu/en/tpod

Fonte: goo.gl/nFDBDj

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *