BI: como usar a tecnologia na gestão da conta frete

BI: como usar a tecnologia na gestão da conta frete

Quem atua em empresas embarcadoras ou de logística possivelmente já se perguntou quais seriam os benefícios de usar a tecnologia de Business Intelligence (BI) nas suas estratégias de gestão. Isso porque, atualmente, é praticamente impossível ter sucesso no mercado se você não conta com um sistema de gerenciamento – e é por meio dele que diversas soluções podem ser exploradas, entre elas o BI.

Para o setor de logística, o sistema de gestão mais eficiente é o TMS, um software especialista em gestão de transporte que leva as embarcadoras a terem todos os dados de contratação de transporte organizados em um único sistema e a realizar o planejamento das atividades de expedição, conferência de fretes, programação de rotas, escolha de modais, controle de custos e monitoramento do nível de serviço.

Esse sistema permite que a sua empresa se torne muito mais eficiente no mercado ao atuar com as informações certas em mãos e otimizar processos internos e terceirizados. E o BI entra em ação no momento de oferecer os recursos necessários para que as empresas que trabalham com dados em planilhas e relatórios interpretem as informações geradas pelo seu negócio com mais segurança e precisão.

 

TMS e BI na gestão da conta frete: entenda essa relação

Contar com um TMS faz toda diferença na gestão da conta frete. Um sistema de gerenciamento de transporte permite automatizar a conferência de valores e a auditoria de fretes, otimizando o trabalho do embarcador. E isso é o que acontece quando você aposta nas soluções de um TMS Embarcador como o transpoFrete.

Como podemos ver, a tecnologia transformou o setor de transportes e, ao apostar na combinação software de gestão e ferramenta de BI, você pode ter insights positivos para o seu negócio. A verdade é que a tecnologia BI favorece o trabalho dos embarcadores na administração da empresa e oferece os recursos certos para aprimorar a performance da gestão de frete e, consequentemente, o desempenho da organização como um todo no mercado.

O BI no transpoFrete

A plataforma de BI do transpoFrete oferece ao embarcador um acesso claro e rápido a informações estratégicas, como os indicadores de desempenho da empresa, permitindo tomadas de decisão mais ágeis e positivas. Suas funcionalidades levam as embarcadoras a monitorarem as informações de frete com eficiência e, assim, alcançarem maior sucesso. Por isso, é importante saber como usar a tecnologia BI na gestão da conta frete do seu negócio!

Entenda melhor o assunto:

 – Evolução da conta frete: ao usar os recursos da plataforma BI, você pode avaliar a redução ou aumento do percentual de fretes sobre o faturamento ao longo de um período, comparar o custo efetivo em relação ao custo estimado, ter em mãos rapidamente o total dos valores de fretes realizados ao longo dos meses para controlar as finanças; avaliar a evolução da conta frete por destinatário, do custo por transportadora e o volume total pago a cada transportadora, além de controlar os negócios da sua empresa. Também é possível usar um mapa de calor para visualizar as entregas e monitorar a sua eficiência ao longo dos meses. Tudo para realização da melhor gestão de frete que o seu negócio pode ter.

– Visualização das entregas por cidade, estado ou região: a plataforma de BI funciona como uma tecnologia estratégica dentro de um sistema de gestão, por isso, com o transpoFrete você pode avaliar as ocorrências de forma específica em cada local que a sua empresa atua. Com um potente sistema de filtros, é possível identificar diferentes tipos de ocorrências para definir as melhores ações a serem realizadas. Com isso, a tendência é que você nuca fique no prejuízo em uma negociação e trabalhe sempre com os benefícios da tecnologia BI.

 

Saiba mais: o que é Business Intelligence (BI)?

O termo Business Intelligence (BI) se refere ao processo de busca, organização, análise, disseminação e monitoramento de dados e informações que, de alguma forma, oferecem suporte à gestão de negócios. É uma tecnologia que auxilia as empresas a entenderem a enorme quantidade de informações geradas tanto internamente quanto externamente aos negócios.

Para as embarcadoras, o BI permite que os dados disponíveis nos sistemas de gerenciamento da empresa sejam analisados e usados estrategicamente para melhores tomadas de decisão. Ou seja, uma ferramenta de BI tem a capacidade de gerar, por meio de processos de inteligência artificial, um maior entendimento sobre os dados levantados. Essas informações são acessadas por meio de sistemas como o ERP, ou no caso do setor de logística, podem ser encontradas em sistemas TMS que, ao serem integrados ao ERP da empresa, permitem a gestão de todo o fluxo logístico – como o transpoFrete.

Deseja saber mais sobre o transpoFrete e a plataforma de BI? Entre em contato conosco e conheça tudo o mais que podemos fazer pela sua empresa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *