As vantagens da carga lotação para otimizar o resultado de frete

A busca pela redução de custos é uma das práticas mais importantes no meio logístico. Uma vez que você consegue atuar com qualidade e realizar entregas eficientes com gastos abaixo do esperado, é possível oferecer serviços logísticos muito satisfatórios aos clientes e ter ainda mais sucesso. Porém, para isso, uma série de atividades precisa ser otimizada. Entre elas, o resultado de frete.

A boa notícia é que existem diversas formas para alcançar esse objetivo. A primeira – tema deste artigo – é por meio da carga lotação, também conhecida como carga fechada. Confira como ela pode ajudar na redução de custos e, consequentemente, otimizar seu resultado de frete!

 

Carga lotação x carga fracionada

4-dicas-de-ouro-300x300 As vantagens da carga lotação para otimizar o resultado de freteDiferentemente do serviço das transportadoras de carga fracionada, que grande parte das embarcadoras está acostumada a contratar, o modelo de carga lotação não coleta mercadorias de diversos clientes e depois as distribui para os consumidores finais. Ele ocorre quando o fornecedor disponibiliza um veículo dedicado somente à carga de uma embarcadora e, sem interrupções, a mercadoria chega ao destinatário.

Existem empresas que precisam da carga lotação para fazer a distribuição dos seus produtos. Grandes indústrias, como as de plástico, têxtil ou mecânica, são um bom exemplo. Além de fabricarem materiais com volumes maiores, elas trabalham com potenciais clientes que compram em grandes quantidades esses materiais e é necessário ter um (ou mais) caminhões exclusivos para o transporte. Em contrapartida, um e-commerce, que realiza vendas sobre encomendas de mercadorias variadas, dificilmente vai optar por esse modelo de serviço de entrega. Nesses casos, o transporte por carga fracionada é a melhor solução.

E agora, você deve estar se perguntando, mas, afinal, como a carga lotação pode otimizar o resultado de frete, reduzindo os custos para a minha embarcadora? Então, vamos às explicações:

 

Redução de custos otimiza o resultado de frete

Mesmo que a carga lotação pareça um serviço ‘personalizado’, em que o embarcador é o um ‘cliente avulso’ de determinada transportadora, ao contar com esse modelo de transporte é possível perceber que vários custos são eliminados.

 

– Custos operacionais:

Basta pensar nos custos operacionais que a embarcadora tem com a carga fracionada: para manter a estrutura da fábrica, alojar os produtos em depósitos, controlar a movimentação entre a coleta e a entrega dos produtos, passando pelos gastos com as equipes de profissionais logísticos. Ou seja, nesse tipo de serviço, é preciso passar por todos esses processos da cadeia logística, o que gera custos mais altos do que somente receber o caminhão, entregar a carga e monitorar a entrega ao consumidor, como funciona com a carga lotação.

Assim, o número de procedimentos diminui e o caminho é mais curto entre a coleta e a entrega. A transportadora não tem a necessidade de manusear a mercadoria, fazer o transporte para o depósito ou transferir a mercadoria de veículo, e isso resulta em menos custos para o embarcador.

Outro motivo para a redução de custos operacionais é que as contratações de carga fechada, normalmente, ocorrem com transportadores autônomos ou pequenas transportadoras, especializados nesse tipo de serviço, que têm um custo de operação menor e, por isso, oferecem um preço mais atrativo. Além disso, as negociações são mais flexíveis. Na maioria dos casos, são realizadas sobre demanda, oferecendo autonomia ao embarcador, que pode fazer cotações prévias e buscar pelo melhor valor de frete para o seu negócio, fugindo do formato de contratação padrão das transportadoras de carga fracionada.

4-dicas-de-ouro-300x300 As vantagens da carga lotação para otimizar o resultado de frete

– Menor prazo de entrega:

Assim como é possível reduzir os custos operacionais e melhorar os resultados de frete ao adotar o modelo de transporte carga lotação, você também pode fazer uma previsão de entrega mais precisa e manter seus clientes sempre satisfeitos. Isso ocorre, principalmente, porque não existe uma grande movimentação da carga entre depósitos e armazéns e, de forma direta, o transportador coleta a mercadoria na embarcadora e segue rumo ao destinatário final.

Normalmente, quando o embarcador contrata a carga lotação, além da previsão de entrega ser mais garantida, o prazo é reduzido – gerando menores custos com devoluções. Um mesmo trajeto realizado por um transporte de carga fracionado que levaria seis dias para finalizar a entrega, com a carga fechada consegue chegar em dois a três dias, ou seja, na metade do tempo.

No entanto, algumas vezes, a urgência pode sobrepor o valor do frete. Por exemplo, quando o consumidor final exige do embarcador uma particularidade que vai forçá-lo a contratar uma carga lotação para atender o prazo de entrega. Nesses casos, nem sempre o valor do frete vai ser competitivo ao ponto de ser menor do que o da carga fracionada. Em contrapartida, é preciso pensar que, acima do preço, está a satisfação do consumidor e é necessário atendê-lo com qualidade, optando, assim, pelo transporte de carga fechada.

 

– Aumento da segurança da carga:

Outra vantagem da carga lotação, que permite um melhor resultado de frete ao embarcador, é o aumento da segurança da carga. Novamente, vamos entrar no quesito da movimentação da mercadoria. Quando o processo logístico é reduzido, os produtos acabam saindo da embarcadora em direção ao destinatário final – sem paradas em depósitos ou alterações de rota, afinal, a transportadora está conduzindo apenas um tipo de carga para um mesmo destino. E isso elimina o perigo de a embarcadora sofrer com avarias, perdas de mercadoria, desvios, acidentes e troca de volumes – situações bastantes comuns no transporte fracionado, que podem gerar custos não previstos. Então quando você lota um caminhão na origem e ele segue até o local de entrega sem interrupções, é possível evitar que potenciais riscos aconteçam com a carga e ter um melhor resultado de frete.

4-dicas-de-ouro-300x300 As vantagens da carga lotação para otimizar o resultado de frete

Portanto, a nossa dica é: esteja sempre atento à gestão logística do seu negócio. Conheça o fluxo das suas mercadorias para escolher sempre o melhor modelo de transporte. Não deixe de gerenciar também o valor das negociações. A transpoBrasil pode ajudar você em todas essas situações por meio do transpoFrete. Deseja saber mais? Entre em contato e não esqueça de conferir as publicações do blog!

3 thoughts on “As vantagens da carga lotação para otimizar o resultado de frete

  1. É o primeiro artigo que leio do site. O achei excelente, bem claro e explicativo, de muita valia para um estudante da área de Logística como eu.
    Fico no aguardo das novas publicações.
    Parabéns

    1. Obrigado, Anderson! Apreciamos muito o seu comentário, se sinta sempre bem vindo no nosso blog. Caso queira, você pode assinar a nossa newsletter e ficar por dentro de todos os artigos na comodidade da sua caixa de e-mail!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *