9 indicadores muito influentes nos resultados da sua empresa

9 indicadores muito influentes nos resultados da sua empresa

O desempenho econômico e operacional do setor de transportes, um dos principais da cadeia logística, funciona como parte fundamental para o sucesso de uma empresa. Por ser uma área que engloba boa parte das despesas e pela qual passam todos os documentos fiscais emitidos e recebidos, reúne números importantes sobre a operação da organização como um todo que devem ser levados em conta na hora de avaliar os resultados do negócio.

Contando com os indicadores adequados, você pode medir a performance da empresa como um todo no mercado, verificar quais são as parcerias e contratações mais eficientes, os processos-chave para o bom andamento da organização, identificar o que precisa ser melhorado e ainda, com acesso a essas informações, apoiar as suas tomadas de decisão em métricas realmente estratégicas.

Portanto, os números do setor de transportes devem sempre estar presentes nos relatórios de logística, a partir de uma rotina de acompanhamento e análise estratégica focada na avaliação de resultados eficientes. Confira, a seguir, os indicadores certos para medir o desempenho do seu negócio:

 

1) Custo de transporte com um % das vendas

Mostra a participação dos custos de transporte nas vendas totais da empresa. Ou seja, por meio desse indicador você pode ter uma visão dos custos de transporte como um todo dentro da receita da empresa. Entenda como realizar esse cálculo: custo total de transporte ÷ total receitas brutas * 100.

 

2) OTIF

O OTIF – “On Time & In Full” – é um dos indicadores de performance mais relevantes para os negócios de uma empresa. Ele representa a eficiência no cumprimento de prazos, ou seja, a pontualidade (on time) do pedido e monitora a qualidade da entrega, do serviço de atendimento (in full), revelando se o pedido estava de acordo com as especificações combinadas com o cliente, sem erros.
Para medir o OTIF é importante ter a data e a hora em que o pedido foi processado e saber qual foi a previsão de entrega acordada com o consumidor.

Como calcular: OTIF (em %) = número de entregas OTIF ÷ número total de entregas * 100. O cálculo está baseado em pedidos atendidos e não em volume de pedidos.

1-1024x579 9 indicadores muito influentes nos resultados da sua empresa
Por meio de um software de gestão como o transpoFrete é possível realizar o acompanhamento das entregas e ocorrências e fazer o controle de prazos de entrega.

3) Order Fill Rate

Indicador que mede a Taxa de Atendimento do Pedido. Ele verifica o percentual de pedidos atendidos na quantidade, qualidade e especificações solicitadas pelo ou acordadas com o cliente.
Cálculo: pedidos integralmente atendidos ÷ total de pedidos expedidos

4) OTD

O indicador logístico OTD (On Time Delivery) tem como objetivo analisar o tempo da separação e expedição do pedido até o envio pela transportadora. Ele mensura o percentual de pedidos entregues no prazo, sem considerar se estavam ou não dentro das especificações acordadas com o cliente. O ideal é medir esse indicador diariamente e que o resultado seja superior a 90%.

Cálculo: Total de Entregas no Prazo ÷ Total Entregas * 100.

5) OCT

O OCT (Order Cycle Time) calcula o tempo total desde o recebimento do pedido até a entrega para o cliente. Ou seja, o tempo percebido pelo cliente e as suas expectativas com relação ao prazo de entrega informado. Com isso, é possível verificar se você está está entregando os produtos no tempo prometido.

Como calcular: data da entrega – data da realização do pedido.

6) Resultado da Conta Frete

Este indicador mostra automaticamente o resultado financeiro da área de transportes ao longo do tempo (a cada mês, por exemplo). Para alcançar esse resultado, é calculado o valor do frete do período de apuração comparado com a projeção do cálculo do frete/faturamento do período de referência multiplicado pelo faturamento do período de apuração.

1-1024x579 9 indicadores muito influentes nos resultados da sua empresa
por meio do transpoFrete é possível conhecer o valor economizado no resultado da conta frete.

7) Resultado dos Estados

Com esse indicador você passa a conhecer o valor faturado por meio da relação entre frete e faturamento e identifica em quais regiões o seu negócio teve melhor desempenho. Assim, é possível traçar estratégias logísticas diferentes, conhecer novas possibilidades para a sua empresa ter sucesso e decidir, preferencialmente, por aquelas regiões que permitem uma redução dos custos de fretes.

1-1024x579 9 indicadores muito influentes nos resultados da sua empresa
no transpoFrete o indicador é apresentado no formato de mapa e você pode verificar os estados que tiveram uma melhora e os que pioraram em relação a resultados anteriores.

8) Resultado das filiais – sumarizado

Esse indicador apresenta, de forma sumarizada, os valores e percentuais de frete sobre o faturamento realizados a cada mês, assim como os valores e percentuais do período de referência de comparação, gerando os números de economia ou aumento de custos (mês a mês).

1-1024x579 9 indicadores muito influentes nos resultados da sua empresa
No sistema de gerenciamento é possível verificar as informações de forma individual para cada filial.

9) Conta frete

Para conhecer o resultado efetivo da área de transportes é importante contar com um indicador que avalia a Conta Frete do seu negócio, ou seja, o frete que é pago às transportadoras. Esse indicador apresenta, de forma totalizada, os valores realizados de frete ao longo dos meses. Ele permite medir os valores exatos de serviços prestados pela transportadora contratada – sem levar em consideração o valor que foi cobrado do cliente final (isso porque você pode cobrar um valor diferente ou oferecer frete grátis, porém, o valor destinado à transportadora é pré-determinado).

1-1024x579 9 indicadores muito influentes nos resultados da sua empresa
Uma ferramenta de gestão faz os cálculos e passa ao cliente (no caso de um e-commerce) o valor do frete exato e ao ERP/TMS o valor que somará na conta frete.

Incluir as informações do transporte nos resultados da empresa, é, portanto, fundamental, pois permite que você conheça o volume de vendas de forma diferenciada, identifique os índices de desistência de compra mediante o controle dos cancelamentos de documentos fiscais, faça a gestão de todos os documentos fiscais para a empresa, avalie as estatísticas de produtos vendidos por região, verifique a curva ABC de clientes, o volume de transações por naturezas de operações e os índices de devoluções de produtos (monitoramento de qualidade), entre muitas outras possibilidades.

Gostou? Quer mais informações sobre indicadores e como melhorar a avaliação dos seus resultados? Contate a transpoBrasil e saiba mais sobre o transpoFrete.

1-1024x579 9 indicadores muito influentes nos resultados da sua empresa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *