5 vantagens de usar BI para melhorar a gestão logística

TRANS-02FEV18-BANNER2BI-300x300 5 vantagens de usar BI para melhorar a gestão logística

Usar Business Intelligence (BI) é uma das maneiras mais eficientes de avaliar o resultado das suas estratégias em logística. Porém, ainda sim, 40% das organizações não realizam análises de BI com os dados da cadeia de suprimentos, segundo uma pesquisa encomendada pela Qlik. Pensando nisso, reunimos neste artigo 5 vantagens de usar dados e informações relevantes para melhorar a gestão logística do seu negócio.

Se você já usa um Enterprise Resource Planning (ERP) ou, no caso da gestão logística, um Transportation Management System (TMS), os dados já estão lá. Só é preciso extraí-los para trabalhar as informações geradas pelo seu negócio com mais segurança e precisão.

 

Vantagens de usar BI para a gestão logística

  • 1 Analisar os resultados logísticos em tempo real

Um dos principais desafios do mercado logístico é acompanhar em tempo real as informações geradas tanto internamente quanto externamente ao negócio. Porém, com o avanço do digital e o surgimento de diversas novidades tecnológicas, é possível vencer esse obstáculo.

Os dados disponíveis nos sistemas de gerenciamento de uma empresa podem ser analisados em tempo real por meio de tecnologias de análise. Isso porque elas têm a capacidade de gerar, utilizando processos de inteligência artificial, um maior entendimento sobre as informações levantadas pelas empresas no mesmo momento em que elas acontecem. É possível avaliar, por exemplo, a redução ou o aumento do percentual de fretes sobre o faturamento ao longo de determinado período ou comparar, a qualquer hora do dia e de forma atualizada, o custo efetivo em relação ao custo estimado.

Ou seja, com muito mais agilidade os profissionais logísticos podem projetar cenários a partir dos dados levantados pelo sistema e usá-los estrategicamente para a melhor tomada de decisão.

 

  • 2 Reconhecer falhas

Realizar a auditoria de fretes para conferir se o que foi cobrado pelo transportador está de acordo com a tabela previamente negociada é essencial. Mas você já pensou que, além de realizar uma auditoria de fretes de forma muito simples e rápida por meio de um software de gestão TMS, por exemplo, é possível fazer a análise dos dados relacionados a essa atividade e saber quais são as melhores estratégias de contratação?

Ao explorar os recursos de uma tecnologia de BI qualquer embarcador pode reconhecer falhas rapidamente. No caso da auditoria de frete, é possível verificar se a sua estratégia de conferência de valores foi eficiente ou não ao analisar a posição de pendências por mês, comparando o status das pendências geradas em períodos diferentes (mês a mês, por exemplo). Da mesma forma, você pode avaliar a quantidade de fretes que tiveram ocorrências com relação ao total de fretes no período (conhecimentos x ocorrências) e, assim, verificar se houve alguma falha na estratégia de entrega dos produtos ao destinatário final.

 

  • 3 Melhorar tomadas de decisão

Todos as tomadas de decisões que envolvem os processos logísticos são importantes para o bom funcionamento de uma organização. Porém, elas podem ser realizadas de duas formas: de forma limitada e nada estratégica ou com eficiência, pensando em cenários futuros e soluções para possíveis problemas logísticos. Com ferramentas de BI, a segunda opção sempre sairá vencedora.

Por meio de um sistema de análise de dados completo é possível avaliar os dados gerados pela empresa da melhor forma. Primeiramente, com agilidade, sem deixar que problemas com erros na emissão de conhecimentos de frete ou com avarias de transporte, por exemplo, se repitam. E depois, com a certeza de que nenhum dado da empresa será desperdiçado e que todas as informações produzidas sejam analisadas para compor estratégias de negócio.

 

  • 4 Reduzir custos

Usar BI para reduzir custos é uma das estratégias mais eficientes que você pode adotar – tanto para o bolso da sua empresa, quanto para o bom desempenho do negócio como um todo. Por meio de dashboards de análise é possível verificar indicadores de desempenho e transformar custos de transporte em ações estratégicas dentro da empresa. Como fazer isso? Entenda melhor, a seguir:

Os custos com frete e armazenagem sempre vão existir, porém, existem diversas formas de fazer com que eles se tornem viáveis para a empresa e funcionem como um investimento e não como um gasto sem retorno. O primeiro passo é elaborar uma série de indicadores logísticos que serão acompanhados diariamente pelos gestores. Assim, se torna possível avaliar a possibilidade de trocar a estratégia de transporte, reduzindo custos com devoluções e reentregas.

 

  • 5 Aumentar a eficiência da estratégia

Nos mais diversos segmentos de empresas, sejam elas indústrias, redes de varejo, e-commerces, empresas de agronegócio, distribuidores e atacadistas, operadores logísticos, entre outras, é preciso atuar com eficiência. Para isso, naturalmente, são desenvolvidas estratégias de negócio que visam atender índices de performance altos e positivos. No entanto, nem sempre essa é uma tarefa fácil.

No setor de logística, é possível usar um TMS para fazer a gestão da empresa e ainda explorar os recursos de BI, que pretende aumentar a eficiência da estratégia definida pela embarcadora. De qual modo? Ao ter em mãos rapidamente o total dos valores de fretes realizados ao longo dos meses para controlar as finanças, por exemplo. Com isso, a tendência é que você nunca fique no prejuízo em uma negociação e some apenas resultados positivos a partir das estratégias traçadas.

 

O diferencial do uso de BI para a gestão logística

Por meio do entendimento inteligente dos resultados do seu negócio é possível melhorar o desempenho do seu negócio. No entanto, para que isso efetivamente aconteça, é preciso deixar de olhar somente para o desempenho de ações passadas e ter como parâmetro de eficiência e qualidade a avaliação de todos os resultados gerados pela empresa.

Dessa forma, você além de enxergar com clareza a eficiência das suas estratégias, vai entender que o diferencial de uma organização já não está mais na quantidade de clientes que ela tem ou de produtos que ela vende ou transporta, mas na qualidade com que ela produz e entrega. E ainda: vai perceber que para medir a performance do seu negócio com eficácia é preciso usar tecnologias de BI.

TRANS-02FEV18-BANNER2BI-300x300 5 vantagens de usar BI para melhorar a gestão logística

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *