Gestão de transporte: 5 cuidados para se ter com carga frágil

O transporte de mercadorias variadas é uma etapa da logística que influencia diretamente na satisfação do cliente e, portanto, na qualidade do seu serviço. Em especial, quando se trata de carga frágil, o transporte inadequado pode danificar produtos ou, ainda, dar perda total de mercadorias, causando prejuízos à empresa e descontentamento com o serviço prestado.

Tão importante quanto sua transportadora ser responsável com os prazos e entregas de materiais, é que ela se atente para a qualidade do transporte. Este deve ser feito com o devido cuidado, protegendo principalmente as mercadorias frágeis, para que cheguem em perfeitas condições.

Veja a seguir 5 pontos que devem ser observados por sua transportadora nesse sentido e garanta que seus produtos cheguem com a devida segurança ao cliente:

 

1 Proteja cada peça em particular

contratacao-de-transportadoras-300x300 Gestão de transporte: 5 cuidados para se ter com carga frágil

Antes de colocá-las em caixas, cada peça precisa ser protegida particularmente. A melhor forma de se fazer isso depende de cada tipo de material. Para equipamentos pequenos e quebráveis, utilizar plástico bolha ou isopor é bastante útil. Para itens maiores, como equipamentos e maquinários, pode-se utilizar almofadas em seu entorno.

O importante é que, se houver qualquer impacto, esses apetrechos sirvam como amortecedores. Se os produtos transportados se tratarem de vidros com líquido, ainda será importante envolvê-los com um pano ou toalha absorvente, para o caso de ocorrer algum vazamento.

2 Utilize caixas de madeira

Caixas de madeira são ótimas, porque não correm o risco de deformação como as de papelão, afetando os produtos. Contudo, podem ser utilizadas outros tipos de caixa, desde que tenham essa mesma característica: estrutura firme. Em uma eventualidade de a caixa ser batida durante o transporte, ou se algum objeto um pouco mais pesado cair sobre ela, os produtos permanecerão intactos.

 

3 Sinalize as caixas com conteúdo frágil

É essencial que a transportadora sinalize as caixas que possuem conteúdo frágil, colocando o aviso e o símbolo padrão. Isso evita confusões e permite melhor acomodação das caixas para o transporte. Além disso, mesmo que os funcionários da transportadora saibam onde está alocado o conteúdo frágil, quando diversas caixas forem deixadas no cliente, é importante que isso fique claro para ele também, a fim de que maneje a entrega adequadamente.

contratacao-de-transportadoras-300x300 Gestão de transporte: 5 cuidados para se ter com carga frágil

 

4 Acomode os objetos frágeis em cima

Na hora de colocar os objetos no caminhão, mesmo que estejam bem-acondicionados, as cargas frágeis nunca devem ser colocadas embaixo de caixas mais pesadas. Assim, as caixas mais pesadas e com conteúdo resistente devem ficar embaixo e, sobre elas, serem empilhadas as de conteúdo frágil, evitando que o peso de outros materiais danifique o que mais se precisa preservar.

5 Prenda adequadamente o conjunto

Em função das curvas e, às vezes, alguma freada brusca que precise ser feita, você precisa garantir que as mercadorias não se locomoverão pelo caminhão. Após acomodar adequadamente as caixas e demais materiais, prenda todo o conjunto para que fique apertado, ainda que sem pressionar nenhum item em específico. A carga deve ficar firme para evitar que alguma caixa caia ou bata em outras durante o trajeto. Se houver vários descarregamentos durante a viagem, esse aspecto precisa ser verificado em todas as situações.

Você já reparou em como o transporte de suas mercadorias é feito? Observe esses cuidados e conte com um transportador responsável, para que sua carga chegue sempre em segurança e em perfeitas condições. Caso tenha ficado alguma dúvida ou queira fazer uma observação sobre o texto, deixe seu comentário e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *