Vantagens de usar um TMS completo para o controle de entregas

Um controle de entregas eficaz está totalmente relacionado ao fato de fazer o acompanhamento do ciclo do pedido em tempo real, levando em consideração questões como segurança da carga, proatividade para resolução de ocorrências, pontualidade e qualidade no serviço como um todo. Mas, como ser eficiente nessa situação? Contando com automação.

Uma das formas de fazer isso é usando um bom sistema de gerenciamento, um Transportation Management System (TMS). Por meio desse software, as empresas especializadas em embarcar produtos, seja da indústria ou do varejo, podem automatizar as suas operações logísticas e ser muito mais eficientes no controle de entregas.

 

Leia também: 5 vantagens de usar BI para melhorar a gestão logística

 

Pensando nisso, separamos as principais vantagens de usar um TMS completo para um melhor controle de entregas. Confira, a seguir, quais são elas e perceba como podem ser essenciais para otimizar os processos logísticos do seu negócio:

 

Aumenta a qualidade da entrega e segurança da carga

A empresa que conta com um TMS para gerenciar seu processo de entrega – sem depender de planilhas, portais e sites de transportadoras (que nem sempre estão atualizados) – pode fazer uma boa gestão de todas as operações que envolvem o processo de envio da mercadoria e oferecer muito mais qualidade e segurança aos clientes no momento da entrega. Isso porque um software de gestão como esse permite acesso rápido e facilitado às informações de posicionamento da mercadoria. Com isso, é possível:

– Atuar em cima de dados logísticos, registrando, acompanhando e analisando informações preciosas sobre a qualidade da entrega.

– Melhorar a comunicação com fornecedores e clientes por meio da troca eletrônica de dados (arquivos Electronic Data Interchange, ou Intercâmbio Eletrônico de Dados, conhecidos como EDI).

– Ter o controle do surgimento de ocorrências, como avarias, atrasos, perdas ou devoluções, garantindo, assim, a segurança da carga e a satisfação do consumidor final.

Leia também: Como gerenciar as coletas de suas mercadorias

 

Evita o retrabalho, eliminando custos desnecessários

Ao acompanhar o trajeto da mercadoria em tempo real é possível que problemas como avarias (ou seja, o estrago, dano ou prejuízo) sejam notificados pelo transportador e resolvidos antes mesmo de chegar ao consumidor final. Dessa maneira, diminuem situações de devoluções e reentregas, evitando acionar o processo de logística reversa da empresa para resolver a situação.

 

Leia também: Gestão de transporte: evite prejuízos no escoamento da carga

 

Além disso, por meio de sua ferramenta de análise de resultados, é possível verificar indicadores de desempenho e descobrir se o serviço de transporte contratado está realizando as entregas de forma pontual e com eficiência. Ao identificar a performance da transportadora é possível:

– Exigir melhorias, evitando, assim, o trabalho de ter que escolher outra empresa para realizar o serviço de transporte do seu negócio ou a perda de tempo e dinheiro com um serviço ineficiente.

– Evitar algum desgaste com o cliente, livrando a empresa de possíveis multas e/ou reparações de perdas pelo não cumprimento do acordo de nível de serviço.

 

Otimiza os prazos de entrega

Garantir que o comprador receba o que comprou é essencial. E, mesmo que essa pareça uma tarefa fácil, fazer a montagem da carga no veículo de transporte, combinar com o cliente um prazo de entrega e expedir os produtos, exige certo controle e gestão por parte do embarcador.

Portanto, neste caso, usar um software TMS pode ser a melhor solução que a sua empresa vai encontrar para entregar as mercadorias no tempo acordado com o consumidor. Isso porque, um sistema como esse ajuda você a:

– Fazer o gerenciamento de todos os pedidos recebidos;

– Organizar os pedidos de forma que ocorram nos melhores prazos de entrega, dentro das conformidades de cada cliente;

– Reconhecer as melhores rotas para o atendimento das demandas, otimizando, assim, os prazos de entrega.

 

Libera o setor logístico para atuar de forma estratégica

Ao investir em um sistema de gestão, diversas obrigações meramente operacionais são eliminadas e os profissionais passam a contar com a automação de processos para melhorar a performance da empresa como um todo. Isso porque, com um software TMS, é possível eliminar processos obsoletos de controle da entregas e levar o time de logística a ser mais proativo e livre para atuar de forma estratégica.

Gostou do artigo? Deseja saber mais sobre o assunto? Então continue lendo o blog. E lembre-se: para uma gestão de entrega eficiente, conte com um TMS completo. Conheça mais sobre o transpoFrete, confira o nosso e-book 7 problema logísticos e como resolvê-los com automação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *