4 pontos de atenção para ter um bom controle de entrega

Fazer um bom controle de entrega significa enviar produtos aos consumidores de forma qualificada, ágil, com segurança e no menor tempo possível. Porém, esses fatores, que são essenciais para uma boa prática de entrega, só se tornam realidade no dia a dia de uma empresa quando são muito bem controlados e gerenciados.

Leia também: A importância da Gestão de Entregas na cadeia de suprimentos

Pensando nisso, separamos os principais pontos de atenção que levam as empresas a fazer um bom controle de entrega e oferecer um bom serviço aos consumidores finais. Confira, a seguir, quais são eles:

 

1 Segurança

Um dos principais pontos de atenção para um bom controle de entrega é a questão da segurança. De nada adianta você escolher a melhor transportadora para atender as demandas de negócio da sua empresa, se ela não é cuidadosa o suficiente para proteger a integridade da mercadoria.

Para isso, é importante monitorar e acompanhar os estágios da posição da entrega, garantindo maior segurança da carga. Ou seja, é preciso assegurar o controle de entrega, permitindo que as próprias transportadoras mantenham a empresa informada sobre o trajeto da mercadoria e o surgimento ocorrências, como avarias, atrasos, perdas ou devoluções, garantindo, assim, a satisfação do consumidor final.

Leia também: Impactos do perfil da carga na operação de transporte

 

2 Proatividade

Ser proativo não significa conhecer somente os desejos e características de compra do seu consumidor. A proatividade também está aliada a um bom controle de entrega. Afinal, se você não realiza uma boa gestão do envio das suas mercadorias, pode ser que não se torne eficiente o suficiente para suprir com as necessidades dos seus consumidores.

Prever que ocorrências de entrega podem acontecer a qualquer momento e estar preparado para isso, é uma forma de manter a proatividade da sua empresa. Estar a frente em situações críticas, conseguindo ser mais eficiente no controle de entregas, sem comprometer a expectativa do consumidor final, é um bom exemplo disso. E, ao investir em tecnologia, isso se torna totalmente possível.

 

3 Pontualidade

Um dos fatores mais relevantes – e também um ponto de atenção importantíssimo quando se trata de controle de entrega – é a pontualidade. Afinal, quem não deseja um produto encomendado na hora acordada?

Por isso, além de oferecer boas mercadorias, é preciso controlar os prazos de entrega e realizar um bom serviço de gestão para não enfrentar atrasos e receber reclamações. Acompanhar os estágios da mercadoria é essencial nesse caso, mas, para isso, é necessário encontrar soluções que permitem o conhecimento do passo a passo de entrega dos produtos da empresa.

 

4 Qualidade

A qualidade no processo de entrega é primordial e funciona a partir da combinação de um serviço de transporte eficiente com um bom controle dessa atividade. Por isso, no momento de embarcar seus produtos e enviar para seus consumidores, é preciso encontrar fornecedores e parceiros que estão focados em qualidade (e não apenas em redução de custo de frete – mesmo que esse seja um ponto muito importante também) e ainda realizar uma boa gestão dos processos de entrega. Como fazer isso de forma eficiente? Contando com o auxílio de soluções automatizadas, como um TMS.

Ou seja, com tecnologia, integração de dados e parceiros que investem em automação, qualquer empresa pode melhorar o seu serviço de entrega, eliminando uma série de processos logísticos, trabalhando de forma mais ágil, aumentando a satisfação do cliente e ainda liberando o setor logístico para atuar de forma mais estratégica.

Deseja saber mais sobre o assunto? Então, continue lendo o blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *