Osram mostra tecnologias para carros autônomos e estradas na CES

A Osram, uma das líderes mundiais em iluminação, mostrou na Consumer Electronics Show (CES), realizada em Las Vegas de 9 a 12 deste mês, produtos que aproximam a empresa do mercado de carros autônomos e de ajuda aos motoristas nas estradas.

Um dos destaques mostrados foi o sistema (LiDAR) com laser infravermelho, voltado para condução de carros autônomos. Ele permite que os veículos percebam o ambiente à sua frente em tempo real, reagindo rapidamente para evitar colisões. Outros componentes apresentados pela Osram contam com biometria. Assim, medem os sinais vitais dos motoristas e reconhecem se estão cansados ou sofrendo um mal súbito, por exemplo. O objetivo é oferecer uma experiência de condução mais segura.

Outro destaque foi a iluminação a laser DMD, mostrada como ideal para realizar projeções de luz e símbolos na estrada. A tecnologia de farol adaptativo permite criar uma experiência sem brilho e com mais de 1 milhão de pixels endereçáveis individualmente, capazes de se comunicar com outros motoristas, passageiros e até projetar filmes quando o carro está estacionado. Também foi mostrado um sistema de iluminação para o interior do veículo que permite alterar a luz ambiente para melhorar o humor, assim como medir os níveis de estresse do motorista e automaticamente alterar cores e níveis de luz para estimular o relaxamento e propiciar uma direção mais segura.

As tecnologias mostradas vão ditar as tendências do mercado para os próximos anos, disse Ricardo Leptich, CEO da Osram no Brasil. “Nos dias de hoje, a iluminação ocupa um papel importantíssimo no conforto e na segurança dos motoristas, e acredito que abordamos isso de maneira precisa”.

 

Fonte: goo.gl/7hSmAa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *