A importância do planejamento de rotas

Quando falamos a respeito de gestão de frotas, transporte e entregas ao cliente, uma das primeiras coisas que vem à cabeça é o planejamento de rotas. Um TMS Tracking (ferramenta de roteirização automatizada) é utilizado para monitorar frota e produtos, apoiando o gerenciamento de risco da carga e do veículo.

Mas você sabe por que as empresas devem investir nessa atividade e em um software para isso? Será que é possível obter ganho na eficiência ou a empresa está arcando com um custo a mais?

No artigo a seguir, vamos abordar essas questões e esclarecer a importância que o planejamento de rotas tem para o resultado das empresas. Quer saber mais? Então, confira:

Por que minha empresa deve fazer um planejamento de rotas?

Ele contribui para a melhoria do serviço de entrega e atendimento ao cliente, na medida em que permite que se organize melhor o calendário de entregas, o que proporciona mais organização e planejamento sobre todos os pontos da distribuição.

Quando as empresas passam a adotar esse planejamento, praticamente todas as variáveis que envolvem o transporte de carga passam a ser consideradas: o melhor percurso, as condições e restrições de circulação das vias, as restrições dos clientes com relação ao recebimento e, também, a possibilidade de algum desvio que o motorista precise fazer durante o transporte.

Quais são os principais benefícios desse planejamento?

A roteirização proporciona excelentes benefícios para o transporte e para a empresa de uma forma geral. Entre os principais, estão:

1. Otimização do trajeto das entregas

O planejamento de rotas permite a análise de todos os pontos de entrega e qual caminho é o mais eficiente para cumprir o calendário, levando em consideração os fatores tempo, localidade e eficiência no transporte. Certamente, esse planejamento é capaz garantir uma eficiência maior do que quando se permite que o próprio motorista trace a rota, principalmente quando as entregas são mais pulverizadas, com clientes distantes uns dos outros.

2. Economia de combustível

Como o caminho é planejado com antecedência e otimizado, um dos principais benefícios observados é a redução de custos com combustível, o que pode acabar se tornando uma grande economia, visto que esse é um dos maiores gastos que as empresas têm com a gestão de frotas.

3. Melhora no atendimento ao cliente

Como dissemos acima, em alguns casos, é importante levar em consideração as restrições impostas pelos clientes. Em sua maioria, elas estão ligadas aos horários de recebimento. Contudo, é possível encontrar casos em que os clientes se recusam a receber o veículo, caso haja mercadorias de outro cliente embarcada.

Quando se observam essas questões, é possível planejar as entregas de forma a atender às particularidades de cada um, melhorando o serviço e buscando aumentar o nível de satisfação dos clientes.

Assim, você percebe que um bom planejamento de rotas garante diversos benefícios para a empresa, que vão desde fatores internos, como a redução de custos, até fatores externos, como a melhora no atendimento.

O planejamento, assim como o acompanhamento da rota, é essencial para que a empresa possa obter ganhos e analisar as possibilidades de implementar outras melhorias no processo.

 

 

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