Regra dos Correios exige apresentação de Nota Fiscal na postagem de encomendas

A partir de 2 de janeiro de 2018, os Correios vão passar a exigir que todas as encomendas de varejo tenham a Nota Fiscal afixada na parte externa do pacote. A medida, que foi publicada em 2001 pelo Ministério da Fazenda, já é seguida por algumas transportadoras privadas e agora será implementada pelos Correios. O documento de postagem já está disponível no site oficial dos Correios.

O documento fiscal pode ser colocado dentro de um saco plástico e colado no exterior do pacote com o código de barras virado para cima. Quem não emite nota fiscal deve identificar o produto por meio de uma Declaração de Conteúdo fornecendo dados como nome, CPF, endereço, descrição da mercadoria e o preço. A responsabilidade é do remetente e caso a nova norma não seja seguida, a postagem será recusada pelos Correios.

Para evitar roubos, é possível dobrar a parte em que aparece o valor da mercadoria. Segundo um levantamento divulgado pela Folha de S. Paulo, os Correios restringem ou deixam de entregar produtos em um terço da cidade de São Paulo por causa do alto índice de assaltos, o que afeta cerca de 4,5 milhões de pessoas. Se os preços das mercadorias aparecerem na parte exterior do pacote, aumentam as chances de um problema como esse se agravar.

 

Fonte: http://bit.ly/2oOmlGi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *