Tecnologia Blockchain pode ser oportunidade no setor logístico

O blockchain – a tecnologia que possibilita executar e registrar transações online em um ambiente seguro, sem intermediários, de forma inviolável – pode ser uma boa oportunidade para o setor logístico. Afinal, promete ampliar a segurança, reduzir os custos e agilizar os processos, sem depender de tabeliães, bancos ou plataformas.

Criado no final dos anos 2000 para gerenciar a moeda digital bitcoin, o blockchain se espalhou e é testado em vários segmentos. Sua principal vantagem é a segurança: ninguém consegue excluir ou manipular dados sem que isso seja percebido, porque tudo é registrado no blockchain.

Segundo reportagem na revista Exame, a tecnologia pode ser utilizada, por exemplo, para registrar de forma absolutamente transparente todos os eventos da cadeia de suprimentos. Também ajudaria a descobrir lacunas em processos de negócios e cadeias de suprimentos.

Conforme a reportagem, já existem aplicações de blockchain empresariais para uso interno em desenvolvimento, e em testes no porto de Roterdã, por exemplo. A IBM associou-se ao Walmart e Maersk para criar uma solução industrial que torne o transporte de contêineres mais rápido e transparente. O objetivo é reduzir os custos e aumentar o volume de embarques realizados pelo serviço de frete marítimo.

Conforme estudos como da Grand View Research, o mercado global de blockchain deve movimentar US$ 7,74 bilhões até 2024. A demanda deve ser impulsionada pela crescente adoção da tecnologia no setor público, de serviços de saúde e logísticos, além de outros segmentos como o financeiro.

 

Fonte: goo.gl/5qdAtd

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *