Novo sistema agiliza liberação para transporte de cargas na Estrada do Mar

Os veículos com peso bruto total entre 12 e 23 toneladas só podem circular pela ERS-389, a Estrada do Mar, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, com liberação do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer). Antes, era necessário ir até a autarquia para solicitar o documento necessário. Agora, os transportadores de cargas têm à disposição um novo sistema para pedir a Autorização Especial de Circulação (AEC) ao Daer. Trata-se de um sistema online desenvolvido pela própria autarquia, que estará disponível 24h pela internet e começará a funcionar na próxima semana.

Para acessar a ferramenta, basta entrar no site do Daer, preencher o formulário com seus dados e os do veículo para o qual se está solicitando autorização. O sistema gera o boleto para pagamento da licença. As informações são analisadas pela Superintendência de Transporte de Cargas (STC) da autarquia e, estando tudo correto, a AEC será emitida.

Além de fazer tudo pela internet, outra vantagem apontada pela superintendente da STC, Alessandra Ribeiro, é que os boletos serão gerados antes da conferência dos dados cadastrais, tornando o pagamento uma exigência para o requerente ter a autorização emitida, evitando a inadimplência.

A partir do dia 6 de novembro, o novo sistema estará disponível no site do Daer, nas seções Transporte de Cargas ou Sistemas Daer, no alto da página.

 

Fonte: goo.gl/zcqz3Q

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *