Soja e investimentos fazem porto do PR bater recorde histórico

O Porto de Paranaguá despachou 9,5 milhões de toneladas de soja entre janeiro e setembro deste ano. É um volume superior ao recorde anterior de 8,5 milhões alcançado em 2015 – mas ainda faltam três meses para encerrar 2017. Ou seja, o recorde será ainda maior. E a marca foi alcançada em função do aumento da capacidade de escoamento. Além disso, as estradas desafogadas também auxiliam: há seis anos o porto não registra fila de caminhões.

Somente as cooperativas agropecuárias, setor que no Paraná responde por 18% dos embarques do agronegócio, exportaram 2 milhões de toneladas de soja neste ano – Paranaguá é o principal porto escoador da produção.

De acordo com a secretaria de Infraestrutura e Logística, o porto teria recebido cerca de R$ 624 milhões desde 2011. Os investimentos foram aplicados no repotenciamento e na modernização da estrutura física, incluindo troca dos carregadores de navios por equipamentos maiores e com maior capacidade de escoamento de grãos. Houve também a construção de novos gates, a instalação de novas balanças e correias transportadoras e mudanças no cais, que foi remodelado.

Fonte: goo.gl/rK2YLU

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *