Tabela de frete personalizada garante uma economia significativa

Para uma empresa embarcadora, é importante que o valor do frete seja o menor possível, assim o principal custo logístico se torna pequeno o bastante para gerar resultados ainda mais positivos. No entanto, como fazer isso quando você não atua baseado em uma tabela de frete personalizada? É praticamente impossível.

Para ter uma economia significativa de frete é necessário criar uma tabela de frete específica para o seu negócio. Afinal, é com base nisso que você pode tratar melhor os valores de frete com as transportadoras parceiras ou possíveis fornecedores.

 

 A importância da tabela de frete personalizada

Para ter um negócio competitivo no mercado é preciso, além de estar alinhado com as ofertas dos concorrentes e com asmovimentações do seu nicho de atuação, conhecer a realidade da sua própria organização. E um dos principais objetivos das embarcadoras está justamente em concentrar o poder de negociação em uma tabela de frete que atenda totalmente as suas necessidades – ou seja, customizada para o perfil da sua carga de expedição.

A intenção é alcançar ainda mais benefícios em uma negociação e não apenas a vantagem de contar com uma transportadora eficiente. A qualidade do serviço no momento da escolha de um fornecedor será sempre um fator importante, mas, além da eficácia do transportador, é interessante ter menos custos e melhores oportunidades de negócio.

Uma vez que embarcadora não tem uma tabela de frete personalizada, a transportadora realiza ofertas de negócio vantajosas para si e a empresa contratante acaba não tendo argumentos para contesta-la. Por isso, é importante ter maior poder de negociação para poder gerenciar os custos.

 

Benefícios: como ter uma economia significativa

 A tabela de frete gerada pela transportadora, na maior parte das vezes, segue um padrão, porém, pode sofrer alterações até mesmo de uma filial para outra, ou seja, apresenta variações de cálculo dentro de uma mesma empresa e isso pode ser prejudicial para o embarcador. Por isso, é essencial estar atento aos valores ofertados e a melhor solução, nesses casos, é agir proativamente.

Contar com uma tabela de frete customizada para o seu negócio permite a você antecipar qualquer negociação e fechar algum acordo com base no real valor da sua carga. Muitos embarcadores, por estarem acostumados com o serviço das transportadoras parceiras, acabam aceitando as ofertas de frete sem mesmo avaliar se estão sendo competitivas e interessantes o suficiente para o caixa da empresa. E, assim, deixam de negociar e conseguir melhores condições.

Pensando nisso, separamos alguns benefícios da tabela de frete personalizada para que você não caia mais nesse erro, e entenda como reduzir custos e gerar uma economia significativa para o seu negócio a partir dessa prática:

 

1 Conhecer melhor o valor das suas ofertas

Com uma tabela de frete personalizada é possível conhecer o real valor do seu negócio ao fornecer aos transportadores as informações completas sobre o perfil da carga. Com isso, você mostra que é especialista no que faz e tem conhecimento profundo sobre as características da carga que determinam a cobrança do frete.

 Outro benefício é o poder de estar totalmente alinhado com a transportadora antes mesmo de fechar negócio. A tabela personalizada permite que você forneça ao transportador todas as características da operação, como: volumetria, regiões de atuação, fluxo médio de expedição por período, e informe as particularidades de coleta/entrega dos clientes. Assim, a transportadora passa a conhecer melhor a sua carga e pode apresentar valores ligados à realidade do seu negócio, oferecendo preços favoráveis para o seu negócio.

Além disso, é possível alinhar os requisitos de atendimento, mostrando as suas necessidades em relação a: limites de prazo de entrega por região; agendamento em clientes especiais; agrupamento de notas fiscais; cobrança ou isenção de taxas; política de faturamento, entre outras opções.

2 Ter uma previsibilidade de custos

A tabela de frete personalizada leva você a ter uma previsibilidade de custos muito maior. Com ela, é possível comparar o valor ofertado pela transportadora com o real valor da sua carga, saindo em vantagem já no momento de iniciar a negociação; analisar novas propostas e fazer projeções com base em valores de frete realmente compatíveis com a realidade do negócio; e realizar a auditoria dos valores de frete de forma efetiva, validando as cobranças da transportadora em relação à tabela negociada.

 

3 Promover maior competitividade entre transportadoras

Ao contar uma tabela de frete personalizada você impõe o valor da sua carga no mercado e isso gera maior competitividade entre as transportadoras – o que pode ser bom para o seu negócio. Isso porque provoca as transportadoras a oferecerem serviço de qualidade e faz com que batalhem para oferecer um diferencial.

A transportadora que se destaca por ter um nível de serviço excelente, ser qualificada na entrega e prestar todo suporte necessário, pode até cobrar um valor mais alto que os competidores, porque o embarcador, interessado em satisfazer os seus consumidores, não vai estar preocupado em pagar mais (5% no valor de frete) por uma transportadora que, no final, oferece um serviço excelente. O nível de problema gerado poderia ser muito maior se a transportadora não fosse tão qualificada – e muitas embarcadoras acabam tendo uma alta nos custos em função de avarias e mercadorias em atraso.

 

Impacto no resultado de frete

A tabela de frete personalizada é o ponto de partida para a gestão do resultado do frete. Com ela, é possível mensurar o valor que está sendo pago as transportadoras parceiras e avaliar se ele está sendo realmente competitivo para o negócio.

O embarcador pode melhorar o relacionamento comercial com os seus parceiros e possíveis fornecedores e negociar preços, receber ofertas de outras transportadoras e avaliar suas propostas (verificando sempre o nível de serviços e os melhores valores). Assim, ele nunca vai ficar refém de uma transportadora só, muito menos cair no padrão de operação “no automático”, e poderá negociar um valor de frete mais atrativo para o consumidor final.

Portanto, esteja atento: as transportadoras atuam com base em uma tabela padrão e também estão atrás da conquista de maiores lucros. Procure atuar baseado em uma tabela personalizada, assim é possível ter mais possibilidades de controle de frete, de negociação e também de gestão e redução do custo de frete, e uma economia significativa para a sua empresa.

Conte também com recursos que auxiliam você a negociar com qualquer tipo de tabela de frete. Com um software de gestão de frete, não é preciso fazer os cálculos das ofertas das transportadoras manualmente, o sistema faz de forma automática, depois de um processo de cadastro, validando até se o valor do frete calculado pela transportadora está correto ou não.

 

Deseja saber mais? Conheça o transpoFrete e saiba tudo que ele pode fazer pelo seu negócio. Entre em contato!

One thought on “Tabela de frete personalizada garante uma economia significativa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *