6 apps para auxiliar na logística do seu negócio

As tecnologias invadiram a rotina das empresas e, por isso, nos negócios elas estão cada vez mais presentes. Assim como as marcas entenderam que oferecer um aplicativo da empresa pode ser extremamente útil para o consumidor, elas também perceberam que é possível usar as funcionalidades dos apps para compor as suas estratégias.

As soluções móveis, além de serem muito exploradas pelos consumidores, têm servido às organizações para auxiliar na gestão financeira, no gerenciamento de tarefas e projetos, entre outras funções importantes. Existem aplicativos que auxiliam o seu negócio a ser ainda mais competitivo no mercado e na área de logística isso não acontece de forma diferente. Se você precisa verificar a melhor rota para o deslocamento da carga ou ainda administrar as suas equipes, pode resolver tudo isso em poucos toques na tela do seu smartphone ou tablet.

 

Os benefícios dos apps para a logística

A logística é o setor que envolve o trabalho de diversos profissionais, desde as áreas de produção até a cadeia de suprimentos e entrega. Por isso, investir em tecnologia e aplicativos eficientes leva qualquer empresa a alcançar uma maior integração entre equipes, ser ainda mais produtiva e resolver problemas de forma rápida. Junto a isso, um app pode ajudar a organização a:

• Reduzir custos: um app permite que você passe a desempenhar tarefas manuais de gestão de estoque, por exemplo, no digital. E, com isso, você acaba diminuindo a mão de obra necessária para esta função.

• Otimizar o trabalho: um app pode realizar o controle de processos operacionais. É possível acompanhar o andamento das tarefas e verificar a responsabilidade de cada um, gerenciando e monitorando em tempo real a qualidade do que está sendo feito.

• Planejar entregas eficientes: os aplicativos também funcionam como uma ferramenta para o planejamento de estratégias. A possibilidade de verificar dados com maior facilidade leva a sua empresa a ser ainda mais eficiente nas entregas.

 

Conheça alguns exemplos de aplicativos para a logística:

Sontra Cargo!O Sontra Cargo! é um aplicativo gratuito que permite aos caminhoneiros encontrar os fretes mais próximos ao seu caminhão (indicando a cidade ou o estado de destino) e as transportadoras, ao cadastrarem um frete, a encontrarem os caminhoneiros próximos à carga e que atendam os requisitos de tipo de veículo. Isso é bom tanto para o caminhoneiro como para o cliente que solicitou o frete, já que as esperas tendem a diminuir com o uso do app.

WazeCaso a sua empresa conte com uma frota própria e precise fugir de congestionamentos para cumprir seu trabalho e suas obrigações, o Waze é um aplicativo que ajuda a encontrar rotas alternativas no trânsito, reduzindo os atrasos e os furos com clientes. Ele é uma espécie de GPS com informações compartilhadas por seus usuários, como alertas de acidentes, vias bloqueadas, postos de combustível e outras necessidades para os motoristas que não podem ficar parados. O Waze é gratuito para Android, iOS e WindowsPhone.

SpeedyBoyAssim como os tão populares aplicativos de táxi, o SpeedyBoy trabalha com geolocalização e encontra o motoboy mais perto de você para atendê-lo. O SpeedyBoy está disponível para Android e iOS. Confira suas vantagens:

• Agilidade para a coleta e entrega de documentos e objetos;

• Acompanhamento da rota do motoboy antes de chegar até você e na corrida para chegar ao seu destino;

• Realização de um trabalho por vez pelo motoboy, garantindo total agilidade e o cumprimento de horários.

Sou RapiddoO app é um concorrente direto do SpeedyBoy, pois também é um aplicativo de solicitação de motoboys para entregas rápidas. Mas o diferencial é que é possível contratar motoristas de van e bikers também! Com esse app o usuário insere os dados da corrida, paga diretamente pelo próprio aplicativo e acompanha o trajeto do entregador. Outra diferença com relação ao SpeedyBoy é que o pedido do cliente vai para uma plataforma e, por meio de uma geolocalização interna, é enviado para o entregador mais próximo. Além de solicitar o serviço imediato, é possível agendar a coleta de uma entrega pelo aplicativo.

EvernoteÉ um dos serviços de organização mais conhecidos. O app permite fazer anotações e organizar arquivos. É possível registrar ideias, criar lembretes, salvar imagens e, de forma organizada, ter tudo isso separado em um sistema de “fichários”. Assim, você pode criar rapidamente um conteúdo e localizar com facilidade o material posteriormente, além de compartilhar notas e conversar com outras pessoas para desenvolver um trabalho conjunto. O app está disponível para Android, iOS, Windows 8 e Windows Phone.

QuickBooks ZeroPaperÉ um app de controle financeiro disponível para iPhone e Android que permite verificar relatórios de suas finanças e por meio do seu smartphone ou tablet analisar situações financeiras. Além de apontar caminhos para melhorar a gestão do seu negócio, verifica os seus orçamentos e por meio do app você pode também consultar contas e importar informações bancárias.

 

Sua empresa já entrou para a era dos apps? Compartilhe suas dúvidas e experiências nos comentários! Aproveite para conhecer o transpoFrete, nossa solução para embarcadores que economiza tempo com processos e reduz custos com transportadoras!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *