Como melhorar o serviço de entrega e reduzir o frete

A eficiência de uma empresa embarcadora no mercado depende de vários fatores. Um deles é oferecer um bom serviço de entrega, que atenda às necessidades do consumidor e gere benefícios para o negócio, como o aumento do faturamento. E a etapa do processo logístico de uma embarcadora que, de fato, liga a empresa ao cliente é a do transporte, quando o produto finalmente chega à residência do consumidor final ou do comerciante.

O ciclo de contratação de transporte é o processo no qual são escolhidas as transportadoras com melhor frete para movimentar as mercadorias. Para que esse ciclo aconteça de maneira eficiente, a própria embarcadora precisa estar alinhada com as ofertas do mercado e conhecer as possíveis negociações, levando em consideração a qualidade do serviço, para selecionar boas parcerias de transportes, com valores de frete competitivos. Mas isso é só um resumo de todos os fatores que precisam ser levantados em consideração para a construção de um bom serviço de entrega.

Antes de começarmos o passo a passo, entenda as exigências do consumidor no processo de entrega e o cenário em que toda empresa embarcadora se encontra no momento de contratar o melhor serviço de entrega:

– Exigências do consumidor: um bom serviço de entrega para o consumidor é aquele que não falha. O produto chega no tempo certo, da forma correta, sem defeitos e, no final, o valor cobrado (custo do produto e do frete) está de acordo com o que foi determinado no momento da compra. Além disso, o cliente deseja mais do que um bom atendimento. No e-commerce, por exemplo, é preciso agir de maneira transparente, permitindo que o consumidor final acompanhe o ciclo do pedido (desde a saída da loja até chegar na sua residência).

– Cenário das empresas embarcadoras: para o embarcador é importante da mesma maneira que a mercadoria seja entregue de forma eficiente, satisfazendo o consumidor tanto em qualidade quanto em preço e velocidade. Mas para que tudo isso aconteça é preciso levar em consideração questões como a escolha do modelo de entrega, se será realizada por meio de transportadoras ou pelos Correios, o modal que será utilizado e o valor do frete em cada uma dessas situações. Somente assim é possível oferecer um bom serviço de entrega ao consumidor.

Agora que você já conhece de forma geral as exigências do consumidor e do embarcador para negociação de um bom serviço de entrega, perceba que as necessidades giram em torno de uma boa gestão de frete. Ao apostar em um sistema de gestão de frete você, embarcador, pode mostrar ao consumidor o status do seu pedido assim como pode realizar cálculos e a simulação do melhor frete. Já para a gestão interna, os benefícios se encontram na melhor captação de proposta e, consequentemente, na melhor escolha da transportadora.

Saiba como melhorar os serviços de entrega e reduzir o valor do frete:

 

1. Negociação com as transportadoras

O primeiro passo é encontrar as melhores parcerias para o seu negócio, ou seja, escolher o serviço de transporte ideal para a movimentação da sua mercadoria. O preço do frete conta muito nessas negociações. Por isso, é importante que, durante o processo de seleção das transportadoras, os embarcadores acompanhem os tipos de ocorrências que entram no sistema e tenham um panorama geral de todas as propostas oferecidas pelas empresas transportadoras, estando por dentro também das propostas feitas pelos Correios.

Com as cotações de cada transportadora em mãos e as possíveis negociações descritas em tabelas de fretes, é possível escolher o melhor serviço de transporte. Tudo isso pode ser feito por meio do transpoFrete, um sistema de gestão de frete que, além de realizar o gerenciamento do serviço de transporte por meio de tabelas comparativas, permite simulações de contratos e das melhores alternativas financeiras de transportes no momento dos embarques.

 

 2. Simulação do impacto da transportadora com base em dados dos históricos de movimentação

Ao levantar diversas opções de transportadoras você precisa certificar-se da sua qualidade. Para isso, é preciso que, além de fazer o processo de seleção de fornecedores e captação das propostas de preço, a sua empresa simule o impacto dessas propostas por meio das bases de dados, ou seja, por meio dos históricos de movimentação.

Isso pode ser feito com um sistema eficiente de gestão de frete que capta os dados das transportadoras e guarda essas informações, mensuradas e analisadas pelo próprio software, para que o embarcador utilize no momento da escolha. Ou seja, em cada BID de transportes é possível armazenar os dados das transportadoras e comparar as suas qualificações e preços de frete. Por isso, lembre-se: para o seu negócio, hoje, uma empresa transportadora X pode ser melhor do que a Y, mesmo que a Y já tenha sido escolhida em outro momento.

Além disso, é por meio das simulações de cálculos de valores que se pode ter um melhor controle de custos em futuras negociações e alcançar opções de fretes com valores reduzidos e competitivos. Portanto, somente assim, com uma tabela de fretes, é possível saber qual a transportadora mais benéfica para a empresa e para o cliente final. Afinal, se você tem como escolher o serviço de transporte por meio de tabelas comparativas, pode encontrar valores de fretes que se enquadram melhor no cenário atual da sua empresa.

 

3. Simulação de cenários de frete

A comparação dos serviços oferecidos por diferentes transportadoras leva a sua empresa à simulação de cenários de frete. O sistema de gestão de frete faz a captação de propostas de fretes no mercado e simulação de cargas para que a sua empresa tenha o controle dos saldos de cada transportadora por frete, detectando os valores cobrados e possíveis descontos, que são de direito do embarcador (itens não negociados ou cobrados diretamente da tabela negociada). Dessa forma, aumentam as chances de você escolher a melhor transportadora e poder oferecer o melhor serviço de entrega ao consumidor.

 

4. Gestão de entregas

Além de contar com o bom serviço das transportadoras escolhidas e ter um valor de frete razoável para o seu bolso (e para o bolso do consumidor), é preciso ser eficiente de maneira geral no momento da entrega. Por isso, o transpoFrete oferece a você a possibilidade de acompanhar o ciclo de entrega do pedido e ter o controle das entregas em atraso. Com o software, o embarcador tem conhecimento dos índices operacionais que apontam notas fiscais sem devidos CTes vinculados, notas fiscais com entrega em atraso, e todas as informações das notas e pedidos do cliente. Com o sistema é possível, então, agir de forma proativa e ter o controle de todo processo de entrega, antecipando possíveis reclamações por parte dos clientes finais da sua empresa.

Portanto, para melhorar o serviço de entrega e reduzir o valor do frete, conte com um software especialista em gestão de fretes, que auxilie o gerenciamento de todo o ciclo de contratação de transportes, desde a cotação e a negociação de tabelas, passando pelos ciclos de coletas e entregas até a liberação financeira e o pagamento pelo serviço.

 

Deseja saber mais? Fale conosco e fique por dentro de tudo que o transpoFrete pode fazer pelo seu negócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *