A automação como aliada na redução de ruídos nas entregas

Investir na automação dos processos logísticos pode diminuir problemas de gestão em uma empresa embarcadora. Isso porque a complexidade e o volume de operações que envolvem a cadeia de suprimentos é grande e, quando esses procedimentos são feitos manualmente, a empresa corre sérios riscos de erro humano. Com a automação, além de diminuir o tempo destinado às tarefas operacionais (como cotação de fretes e auditorias), você pode ser mais eficiente nas funções de gerenciamento e organização do seu negócio.

Um dos setores que mais recebe privilégios com o uso das tecnologias é o de entregas, que pode ser controlado de maneira eficaz pelo embarcador por meio de um software eficiente de gestão de fretes.

Como funciona o setor de entregas de uma embarcadora

O processo de distribuição, transporte e entrega é bastante complexo dentro da cadeia logística. Diversos pontos devem ser avaliados pelo embarcador para o escoamento de um produto ou distribuição de uma mercadoria: a escolha de uma transportadora que ofereça melhores condições de frete para a empresa e para o consumidor final, assim como a avaliação dos contratos e o exame das faturas de fretes, entre outras questões.

No entanto, essas tarefas não são tão simples. Para escolher o melhor serviço de transporte, você precisa fazer a captação de propostas e estabelecer negociações com as empresas transportadoras. Mas como fazer isso sem um sistema automatizado? Para encontrar um valor de frete competitivo no mercado, é preciso fazer simulações de frete. E, novamente, questionamos: como fazer isso sem um software eficiente com tabelas de fretes que atuam de forma automatizada? Sem o auxílio da automação, um procedimento que, antes, poderia se estender por dias ou até semanas dura apenas algumas horas a partir do uso de tecnologias especializadas em fretes.

Sendo assim, além de facilitar o trabalho em diversos setores e reduzir o tempo destinado a tarefas que eram realizadas manualmente, com a automação, é possível reduzir ruídos nas entregas e ter um maior controle de todas as operações, desde o ciclo de contratação de transporte até a gestão das entregas.

Entenda: como reduzir os ruídos nas entregas

Ao apostar na automação de processos que envolvem o serviço de entrega, você está apostando na proatividade e em melhorias para o seu negócio. Junto a isso, ao contratar uma transportadora para fazer as entregas, também é preciso acompanhar o transporte da carga para informar aos seus clientes a situação da entrega e fazer de forma eficiente a gestão interna de entregas da embarcadora.

Para ilustrar melhor este cenário, separamos os principais problemas que podem gerar ruídos nas entregas:

1. Acidentes envolvendo a carga;

2. Acúmulo de carga parada nos armazéns;

3. Longas filas de veículos no momento do descarregamento;

4. Atrasos no escoamento devido às filas de veículos na portaria ou no pátio;

5. Problemas de infraestrutura no escoamento por modais rodoviários.

Então, utilize um TMS Tracking para que esses problemas não gerem ruídos nas entregas e manchem a sua relação com o cliente. O diferencial está na sistematização das operações, que coloca a sua empresa mais próxima das negociações com as transportadoras e permite um controle, monitoramento e acompanhamento de perto das etapas de entrega das mercadorias.

Um sistema eficiente de gestão de frete organiza as operações e a empresa passa a ter acesso às principais informações relacionadas aos transportes. Com o transpoFrete, é possível atuar de forma integrada com os fornecedores. A comunicação transparente entre o embarcador e a transportadora simplifica as operações de entrega e facilita a troca de informações entre os dois canais. A embarcadora consegue acompanhar todas as etapas da entrega realizadas pela transportadora e recebe até um comunicado quando ocorre qualquer problema com a carga, por exemplo. Assim, o consumidor ou comerciante que está à espera da mercadoria pode ser avisado do problema e, dessa forma, você reduz os possíveis ruídos da entrega.

Além disso, com a automação você pode melhorar a gestão de:

Entregas: com um sistema de gestão de frete integrado na sua empresa, é possível atualizar em tempo real as ocorrências de entrega, fazer o controle do status do pedido, ter todas as informações sobre o pedido e a nota fiscal emitida, entre outras vantagens.

Prazos: com o auxílio de um software especialista, a empresa embarcadora consegue reduzir os tempos de entrega. O módulo de roteirização permite que a companhia otimize ao máximo o sequenciamento das entregas previstas nos embarques. O sistema efetua a simulação das melhores rotas, com informações em tempo real sobre condições de trafegabilidade das rotas e as empresas transportadoras contratadas para realizar o serviço de entrega conseguem otimizar a distribuição e entregar as mercadorias em menor tempo.

Ou seja, o aumento da qualidade no serviço de entregas acontece quando você aposta em soluções logísticas tecnológicas. Além de maior efetividade nas entregas, você pode qualificar atividades como o controle de entrada e saída de mercadorias, assim como obter um fluxo de informações eficiente para organizar o pedido de clientes, a necessidade de estoque, as movimentações nos armazéns, o transporte e otimizar todos os procedimentos da cadeia de suprimentos do seu negócio.

Gostou? Quer saber mais sobre uma gestão eficiente de entregas? Aposte na automação! Contate a transpoBrasil e saiba mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *