Você faz o controle de prazos de entregas de forma preventiva ou reativa?

A entrega de mercadorias ao cliente final é (ou deveria ser) uma peça-chave na estratégia das empresas. Garantir que o comprador receba o que comprou dentro do prazo pode evitar até multas em alguns casos. Mas o fator mais importante nesse momento é o alto impacto na satisfação do cliente. Se você não agradar o consumidor ou o comerciante, pode comprometer o faturamento e a lucratividade do seu negócio.

Mas, para que a entrega seja efetiva, não basta apenas contratar a melhor transportadora, ter o melhor custo com frete e colocar a mercadoria no caminhão. É preciso controlar o processo até que a encomenda chegue às mãos do comprador, antecipando problemas e evitando prejuízos com cargas perdidas, por exemplo.

No entanto, não é raro encontrar empresas que ainda executam esse processo de forma reativa, ou seja, que só atentam para atrasos ou problemas de entrega diante de uma reclamação ou notificação. Por nossa experiência, isso acontece com equipes que utilizam diversos sistemas de gestão (site da transportadora, ERP, CRM, planilha de controle de entregas, etc.), o que inviabiliza a visualização das movimentações em tempo real.

Normalmente, nesse tipo de processo, a verificação de status é feita em intervalos pré-determinados de tempo (uma vez por semana ou a cada dois dias), impedindo que o vendedor aja antes que o cliente traga o problema até ele. Quando isso ocorre, a satisfação do consumidor já foi comprometida e a reversão da situação pode trazer diversos custos não previstos.

Como ter um controle de prazos efetivo

Para ter um controle efetivo de prazos, investir em ferramentas de gestão que centralizem todas as informações da área é imprescindível. Hoje existem softwares que facilitam a integração entre embarcadores, fornecedores e transportadoras, proporcionando mais segurança, agilidade e eficiência na gestão da cadeia de suprimentos e na contratação de transportes.

Ao apostar nessa solução você tem informações gerenciais precisas ao seu alcance a todo o momento, pois ela permite acompanhar, na linha do tempo, a evolução dos números relacionados com a eficiência operacional e administrativa das transportadoras, assim como a efetividade da sua equipe interna na resolução dos problemas. Ou seja, você tem acesso a dados consolidados, que garantem a redução de custos e os resultados que a sua empresa precisa para se manter firme no mercado.

Como você gerencia as entregas com o transpoFrete

O transpoFrete é um Sistema de Gestão de Transportes, ou seja, um software que auxilia no planejamento, execução, monitoramento e controle das atividades relativas à consolidação de carga, expedição, emissão de documentos, entregas e coletas de produtos. O sistema auxilia na gestão de frete para empresas como indústrias, distribuidores e e-commerces.

Por meio de processos integrados ao ERP da empresa, nosso TMS embarcador auxilia na organização das operações e proporciona maior agilidade em muitas atividades.

Veja como a sua empresa recepciona o apontamento das entregas que estão sob sua responsabilidade, ou seja, sendo realizadas por transportadoras agregadas ou veículos próprios:

Você faz o controle de prazos de entregas de forma preventiva ou reativa?

O motorista registra todas as informações sobre a entrega no app transpoFrete

 

A recepção das informações relativas às entregas realizadas por transportadoras terceirizadas e não exclusivas acontece através de apontamento no portal web ou recepção dos arquivos EDIs:

Você faz o controle de prazos de entregas de forma preventiva ou reativa?

Tela de monitoramento de importação dos arquivos EDIs de ocorrências de entregas

 

Confira abaixo como a empresa monitora as entregas internamente, em seu painel de bordo:

Você faz o controle de prazos de entregas de forma preventiva ou reativa?

Na empresa, o painel de bordo mostra todas as informações sobre as entregas em andamento, em tempo real. Este exemplo apresenta o acompanhamento das entregas monitoradas pelo app transpoFrete.

Você faz o controle de prazos de entregas de forma preventiva ou reativa?

Em outra tela, o operador pode ver todas as informações sobre os status de entregas de forma consolidada e organizada

 

Ou seja, ele tem as informações necessárias para realizar uma gestão de fretes eficiente e condições de gerenciar todo o ciclo de contratação de transportes, desde a cotação e a negociação das tabelas, passando pelos ciclos de coletas e entregas, até a liberação financeira e o respectivo pagamento pelo serviço.

 

Quer saber mais? Entre em contato com a transpoBrasil e saiba tudo sobre o transpoFrete!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *