Sistema TMS: como melhorar a gestão de transporte

Se você atua no varejo, em uma indústria ou com agronegócio deve saber que o uso da tecnologia pode melhorar a gestão de transporte da sua empresa. Além de facilitar a tomada de decisão pelos diversos envolvidos na cadeia de transportes, é possível utilizar recursos, como um sistema TMS, que oferecem soluções completas para aqueles que fazem a distribuição de produtos e materiais e sofrem para gerenciar suas entregas por meio de contratação de transportadoras.

O TMS é uma ferramenta focada no mercado de transportes que, com fluxos pré-estabelecidos, garante a gestão detalhada de toda a operação em transportadoras. Assim funciona o transporFrete, um TMS Embarcador que auxilia no planejamento, execução, monitoramento e controle das atividades relativas à consolidação de carga, expedição, emissão de documentos, entregas e coletas de produtos.

O software ainda é capaz de fazer a rastreabilidade da frota e produtos, auditoria de fretes, apoio à negociação, planejamento de rotas e modais, monitoramento de custos e nível de serviço e ainda todo o planejamento e execução da manutenção da frota. Portanto, apostar nessa solução nada mais é do que um investimento vantajoso para as empresas que atuam com gestão de transporte, ao perceber a redução custos e o aumento das margens de lucro do seu negócio.

Existe também a opção de atuar com o TMS Transportador, um software que realiza a gestão de transportadoras ou empresas com frota própria. Nesta solução, destacam-se recursos como cadastro de motorista, gestão frota, gestão de cargas, emissão de CT-e, emissão de EDI, entre outros.

 

Saiba mais:

Quem trabalha em conjunto com o mercado de transportes também conhece as diversas obrigações fiscais que a cadeia exige. As mudanças na legislação, as particularidades fiscais dos diferentes estados brasileiros e a obrigatoriedade da emissão de documentos como Nota Fiscal e CT-e. Com todas essas burocracias, a atuação de um software especialista como o TMS Embarcador torna-se indispensável. As informações apresentadas no detalhe permitem que a equipe tome imediatamente as suas providências, garantindo a eficiência da área de logística

Essas são apenas algumas das vantagens da utilização de um Sistema TMS. Conheça mais sobre esse recurso:

 

Sistema TMS e a gestão estratégica de fretes

Tão importante quanto os efeitos a curto prazo oferecidos ao gestor de transporte é perceber o ganho no processo por meio de uma atuação mais focada e estratégica. Ao investir em um Sistema TMS, o embarcador tem acesso às principais informações relacionadas aos transportes e à operacionalização do software. Integrado ao ERP da empresa, por exemplo, o TMS promove um gerencialmente de todo fluxo logístico da organização.

Além disso, o embarcador passa a ter condições de gerenciar todo o ciclo de contratação de transportes, desde a cotação e a negociação das tabelas, passando pelos ciclos de coletas e entregas, até a liberação financeira e o respectivo pagamento pelo serviço. Esse processo está diretamente relacionado à gestão estratégica de frete, que é considerado como um dos custos mais significativos para uma empresa. Por isso, conheça as principais melhorias no processo de gestão de transporte e saiba o que um Sistema TMS pode mudar no seu negócio:

 

  1. Aumento de Produtividade

    Ao utilizar um TMS Embarcador você consegue aumentar a produtividade de maneira eficiente realizando uma gestão efetiva de prazos de entregas e o rastreamento de ocorrências. O transpoFrete, por exemplo, reúne em um painel de acompanhamento centralizado informações relacionadas ao rastreamento das entregas de todas as transportadoras e dos Correios, permitindo que a sua empresa tenha proatividade na gestão de entregas e das ocorrências de transportadoras. Assim, é possível organizar melhor (e em um menor tempo) as atividades da sua empresa.

 

  1. Agilidade no fluxo de processos

    Os procedimentos que antes eram realizados manualmente ou de forma totalmente independente, sem a integração das áreas de atuação da sua organização, agora podem ser otimizados e controlados em uma única plataforma. Demandas que antes eram realizadas em um ou dois dias em segundos são resolvidas. Com o transpoFrete, por exemplo, o embarcador organiza e reorganiza demandas e ainda cria procedimentos, fluxos e métodos de trabalho para facilitar a gestão da conta frete. Neste sentido, várias rotinas operacionais podem ser constantemente revisadas e o gerente de logística consegue estudar alternativas para aumentar sua eficiência e otimizar o fluxo de trabalho.

 

  1. Integrações entre TMS e ERP

    Um TMS ao ser integrado ao ERP da empresa permite a gestão de todo fluxo logístico. Com isso, você pode realizar simulações de custos, agendamento de entregas, conferências de CT-e e emissão de documentos (gerando dados diretamente para o ERP).

 

Agora você já sabe os benefícios da aposta em um Sistema TMS. Contate a transpoBrasil e saiba tudo sobre o transpoFrete, um TMS Embarcador que pode mudar a realidade do seu negócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *