4 passos para fazer uma gestão de transporte eficiente

Para construir um projeto logístico de sucesso é preciso contar com uma gestão de transporte eficiente. Cuidar o tempo de entrega, traçar as melhores rotas e oferecer um serviço de qualidade ao comerciante ou consumidor são tarefas básicas, que devem ser exercidas pelo embarcador em conjunto com recursos e soluções eficazes, como sistemas de gestão na nuvem, por exemplo.

No entanto, existem outros fatores que influenciam diretamente no serviço de entrega, seja ele próprio ou terceirizado. Confira 4 dicas simples para fazer uma gestão de transporte eficiente:

 

1.Construa um bom planejamento

Um bom planejamento leva para frente qualquer projeto e, quando falamos de transporte de mercadorias, não é diferente. É preciso construir um plano de negócio que integre as operações de todas as áreas da empresa, mas, principalmente, aquelas relacionadas à logística.

Você precisa estruturar antecipadamente o passo a passo do transporte de mercadorias, desde a produção até a entrega do produto ao consumidor final. Assim, é possível ter uma noção prévia de tudo que vai ser preciso para agir de maneira efetiva: gerenciar as entregas, produzir estratégias com soluções para a gestão de fretes e para a logística de embarcadores e, assim, escolher a transportadora certa para o seu negócio e realizar um serviço completo.

 

2.Controle a eficiência da frota escolhida

Para ter segurança em cada um dos procedimentos logísticos, e em especial na questão do transporte de cargas, é necessário realizar o rastreamento das entregas e, dessa forma, controlar a eficiência da empresa de transporte escolhida. Além disso, esse cuidado com a frota também pode ajudar a preservar a imagem da empresa.

A gestão efetiva de prazos e entregas e o controle das ocorrências podem ser feitos por meio de um sistema como o transpoFrete que, em um painel de acompanhamento centralizado, reúne informações relacionadas a esses processos e oferece ao embarcador soluções com maior produtividade na gestão das entregas e das ocorrências de transportes. Com recursos de conectividade com os sistemas das transportadoras (EDIs), tecnologias de apontamento WEB e mobile, o transpoFrete garante a gestão de ocorrências e prazos de todos os perfis de transportadoras.

 

3.Estimule o aumento da produtividade

O objetivo é fazer uma gestão de transporte eficiente e, para que isso de fato ocorra e a sua empresa saia à frente da concorrência por oferecer um ótimo serviço e produto, é preciso apostar na produtividade. Uma das formas mais eficazes utilizadas pelos embarcadores tem como apoio a tecnologia. Ao apostar em uma solução como o transpoFrete, você pode aumentar a produtividade da equipe e reduzir os custos com as operações logísticas. Em uma única tela, a equipe de logística da sua empresa tem acesso às principais informações relacionadas aos transportes e à operacionalização do software. De forma integrada, os setores da empresa atuam para potencializar a produtividade e o bom desempenho da empresa no setor.

O sistema ainda orienta a sua equipe em relação às ações que devem ser tomadas com o foco em redução de custos, gestão de entregas e garantia da integridade das informações gerenciais. Ou seja, tudo que a sua equipe precisa para realizar uma boa gestão de transporte e oferecer o melhor serviço ao consumidor.

 

4.Otimize as rotas

Um dos principais pontos para ter sucesso na gestão de transporte é otimizar ao máximo as rotas por meio de sistemas operacionais eficazes. O trajeto precisa ser planejado e estruturado de forma que o sequenciamento das entregas previstas nos embarques ocorram no menor tempo e com o menor custo possível para o embarcador. Com o transpoFrete, por exemplo, você efetua a simulação das melhores rotas, com informações em tempo real sobre condições de trafegabilidade.

Depois de construir um bom planejamento e escolher a melhor transportadora para a sua empresa, conte com um sistema de gestão eficiente. Assim é possível fazer uma gestão de transporte eficiente. Contate a transpoBrasil e saiba mais sobre o transpoFrete!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *