Conheça 5 benefícios avançados da gestão de frete para o seu negócio

Para uma empresa se manter firme no mercado é necessário atuar por meio de processos qualificados, que aumentem a produtividade e agilizem as entregas. Com a crescente informatização, os consumidores têm se tornado cada vez mais exigentes, esperando por um serviço de qualidade e, ao mesmo tempo, rápido.

Por esse motivo, ter um bom sistema para gestão de fretes é imprescindível para o seu negócio se destacar frente à concorrência.  Então, além de conhecer os cinco benefícios básicos da gestão de fretes:

  • Controle centralizado de todos os processos:
  • Maior efetividade nas entregas;
  • Análise precisa de informações
  • Total controle financeiro e;
  • Facilidade na troca de dados (EDI) com transportadoras.

É preciso conhecer a fundo os benefícios de uma gestão de fretes um pouco mais avançada, destinada às empresas que buscam um nível maior de maturidade organizacional, cujas vantagens e resultados podem ser, efetivamente, muito representativos. Confira:

 

Organização do processo de BID de transportes
Uma das tarefas mais complexas do gestor de logística é o processo de revisão orçamentária anual de fretes, que está fundamentada na reavaliação de contratos com transportadoras e execução de processos de BID de transportes. Com a gestão de fretes sistematizada, a empresa possui produtividade no processo de captação de propostas de tabelas de fretes, que pode ser executado de forma colaborativa entre a empresa embarcadora e suas transportadoras.

 

Simulação de alternativas logísticas
Por meio da utilização de informações relacionadas aos volumes de fretes (executados para determinadas praças em períodos anteriores) sua empresa pode simular novas alternativas de fretes, conforme captações de propostas citadas no item anterior. É possível fazer simulações e analisar os cenários de entregas diretas no modelo fracionado a partir da origem até o destino e comparar com a utilização de redespachos, por exemplo.

 

Roteirização
Mesmo utilizada por empresas que realizam entregas por meio de cargas fechadas para um destinatário, a roteirização é uma necessidade comum entre as empresas de distribuição e as demais empresas que utilizam veículos fechados para realizar várias entregas. Na gestão de fretes a roteirização tem importante papel no sequenciamento das entregas com base na melhor rota, sob a ótica de tempo de trânsito e distância, respeitando os prazos de entregas de cada cliente.

 

Otimização de embarques
A otimização de embarques cria um roteiro de montagem da carga dentro de pallets, containers e baús de veículos, orientando a equipe de expedição na montagem da carga de forma otimizada, considerando restrições de acomodações, como produtos mais pesados em baixo, não misturando produtos alimentícios com químicos, respeitando a sequência de entregas e o peso por eixo de veículos. Para a otimização de embarques é imprescindível que a empresa tenha as suas embalagens padronizadas ou com dimensões muito bem mapeadas.

 

Controle de pátio, portaria e janelas de serviços
A formação de imensas filas de veículos na portaria ou no pátio é a realidade de muitas empresas brasileiras. Porém, como fugir disso? A resposta é simples: com o controle de pátio, portaria e das janelas de serviço. Ao tomar essas medidas as empresas passam a organizar todo o processo de coletas e entregas, permitindo que as transportadoras reservem horários para as docas em formato de livre escolha ou de acordo com a política da empresa, evitando filas e mais filas na portaria.

Além disso, com as ordens de coletas automatizadas, ocorre uma significante redução de tempo para identificação do veículo e do motorista na portaria, que podem ser reconhecidos mediante leitura de QR Code, por meio de aplicativos por smartphones, por exemplo.

Neste momento, perguntamos: você já parou para pensar como acontece a logística do seu negócio?

 

Gilson Chequeto
CEO e Diretor Comercial da transpoBrasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *