Tudo que você precisa saber para ser um profissional de logística

O mercado vive em constante mudança e esse fator influencia diretamente no surgimento e valorização de áreas dentro das organizações. Um exemplo disso é o setor de logística, que durante muito tempo ou não existia dentro das empresas ou era tratado como completamente organizacional.

Essa evolução permitiu que os profissionais de administração, engenharia e economia roubassem a cena e passassem a atuar como grandes líderes neste nicho de mercado. Aqueles que se adaptam bem às oscilações mercadológicas saem em vantagem, afinal, somente quem consegue acompanhar as mudanças de contexto (dentro e fora da empresa) se dá bem na área.

Além das competências técnicas associadas à carreira, o profissional de logística deve contar com algumas características comportamentais importantes para se destacar em um setor que a cada dia mostra-se mais concorrido.

 

Mas, afinal, o que faz um profissional de logística?

Responsável pela parte administrativa das operações e práticas logísticas, o profissional que deseja ser um grande gerente na área deve coordenar a administração de materiais e recursos de uma empresa, com uma visão macro de toda a cadeia de abastecimento.

O profissional precisa ter uma visão ampla da empresa (e dos processos logísticos), além de controlar o estoque e a armazenagem, planejar a movimentação interna e a distribuição entre fábricas, centros de distribuição e varejo, buscando sempre os menores custos e a realização de serviços qualificados e seguros, garantindo o perfeito atendimento das entregas.

 

Onde atua o profissional de logística?

Pode não parecer, mas a área de logística é abrangente e engloba uma grande diversidade de segmentos e mercados de atuação. O número de funções e atividades também varia. Um profissional de logística pode atuar em fábricas, em canais de distribuição, como portos, aeroportos, empresas de transporte, atacadistas e varejistas. Em cada um desses locais podem existir setores de armazenagem, embalagem, estoque, manutenção de informação, processamento de pedidos, transporte, entre outros.

 

Conheça as particularidades de cada um dos setores:

 

Armazenagem: você é expert em otimizar espaços? Se a sua resposta foi: “sim”, então está no lugar certo. O profissional que trabalha no setor de armazenagem é o principal responsável por determinar as condições ideais de depósito para cada tipo de produto ou material. Empresas que atuam no segmento alimentício – por exemplo – precisam de muito cuidado para armazenar alimentos perecíveis e necessitam de um profissional específico para isso.

 

Embalagem: nesse nicho é importante que o profissional tenha conhecimentos avançados nos mais variados tipos de materiais para produzir embalagens sustentáveis, além de saber a melhor forma para embalar o produto e conservá-lo, evitando prejuízos. Gostou? Então, você vai se dar bem no setor de móveis e decoração, pois cada produto — cadeira, mesa, sofá, geladeira, fogão, cama e armários — é produzido com um determinado tipo de material e, por isso, precisa de uma embalagem específica que evite prejuízos à empresa.

 

Estoque: para atuar nesse ramo você precisa conhecer a fundo os processos de uma organização para conseguir controlar os pedidos e entregas e ainda trabalhar na criação de relatórios de compras e vendas dos produtos. Empresas de eletroeletrônicos e e-commerces são as que mais abraçam esse profissional, que precisa saber navegar em sistemas e softwares de gestão.

 

Manutenção a informação: tem habilidade com os números e sabe interpretar números de faturamento e criar relatórios? Então, envie o seu currículo para uma empresa que precise de alguém que saiba tratar com as informações de custo e performances. Atue no setor varejista, principalmente naqueles locais que precisam receber, armazenar, transportar e comercializar variados tipos de produtos, como nos supermercados.

 

Processamento de pedidos: o profissional que trabalha com o processamento de pedidos realiza uma função importante no processo logístico: garantir uma entrega rápida e segura. Os setores que mais recrutam nesta área são o aéreo, rodoviário e ferroviário, onde chega diariamente um grande volume de cargas e, por esse motivo, precisam de um profissional qualificado para o recebimento e transporte de cada uma delas.

 

Transporte: esse é o setor que na maior parte das vezes gera altos custos para a empresa. Portanto, o profissional deve ter sempre como objetivo reduzir os gastos. Para isso, é necessário conhecer as possibilidades de transporte mais seguras e ideias para o tipo de produto que será transportado, assim como identificar as melhores rotas e monitorar cada uma das entregas. Existem diversas empresas que atuam no setor e prestam serviço de transporte, armazenagem e entrega, então, não perca essa chance.

Além disso, existem softwares como o transpoFrete importantes para o andamento do setor de transporte, pois reduzem os custos com a operação e permitem que os profissionais tenham condições de gerenciar todo o ciclo de contratação de transpores, desde a cotação e a negociação das tabelas, passando pelos ciclos de coletas e entregas, até a liberação financeira e o respectivo pagamento pelo serviço.

São diversas opções que exigem conhecimentos variados, como, por exemplo, matemática financeira, custos, estatística, informática (para operar com banco de dados e sistemas eletrônicos), pesquisa operacional e ferramentas de gestão da qualidade.

Portanto, quem pretende trabalhar na área deve, principalmente, ter a habilidade de desenvolver e implantar projetos de melhoria contínua. Também é um grande diferencial para o profissional de logística conhecer diferentes idiomas para, assim, poder comunicar-se com fornecedores e clientes de outros países e construir as melhores estratégias e planos de negócio para a empresa.

 

Qual é o perfil ideal para o profissional de logística?

Confira as principais características para ser um profissional de sucesso:

 

Liderança

Ter espírito de liderança é indispensável para o profissional que deseja tomar a frente da área de logística em uma empresa. Quem possui essa característica consegue extrair o melhor da sua equipe e está sempre preparado para resolver o inesperado de forma eficaz. Essa pode ser uma capacidade nata ou desenvolvida ao longo da gestão. Por isso, independentemente da sua posição hierárquica atual, aprimorar essa técnica pode ser um fator decisivo para a sua carreira em logística.

 

Visão Estratégica

O profissional de logística de sucesso certamente é um bom estrategista. Ele é capaz de ver além dos problemas atuais, consegue criar soluções e harmonizar o trabalho em equipe por meio da construção de planos de negócio pontuais. Essa competência, assim como a liderança, pode ser aperfeiçoada com a ajuda de um coach de carreiras, por exemplo.

 

Organização

Aquela história de gestores geniais altamente desorganizados, com um milhão de papéis espalhados pela sala, é coisa de filme. Esqueça-os. No meio corporativo, a organização e o planejamento são imprescindíveis em todas as etapas da vida profissional, do estágio à presidência. Por isso, tenha todos os compromissos, planos, apresentações, estratégias e missões devidamente armazenados e organizados.

 

Proatividade e Dinamismo

Essas duas competências não vieram juntas nesse artigo por acaso. Proatividade e dinamismo se completam e são conhecidas como uma dupla indispensável para todo colaborador em logística que deseja ter sucesso em sua carreira.

O profissional de logística deve ser proativo, não pode permanecer na zona de conforto nem esperar que as demandas ou problemas surjam. Precisa estar atento a todas as movimentações do mercado e antecipar soluções. Com uma visão global da empresa e do seu papel dentro da organização, é aquele quem propõe sugestões e, principalmente, inovações.

Portanto, lembre-se: aquele profissional proativo tem tudo para atuar de forma dinâmica, por estar constantemente se atualizando sobre o mercado, lendo e estudando o contexto (interno e externo) em que a empresa está inserida, providenciando novidades estratégias e melhorias para os negócios da empresa. Seja um profissional de logística de sucesso, contate a transpoBrasil e conheça as melhores soluções para a logística do seu negócio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *