4 coisas que você precisa saber sobre logística na nuvem

Muito tem se falado em computação na nuvem e como ela tem contribuído para as empresas — principalmente na redução de custos e melhora da comunicação. Essa tecnologia também passou a ser tendência para a realização de tarefas pessoais, como, por exemplo, a edição de fotos, que hoje pode ser feita através da internet e dispensa a instalação de aplicativos no celular ou computador.

No post de hoje vamos falar sobre a logística na nuvem, apresentando seus principais aspectos, benefícios e explicar como ela pode contribuir para a execução dos processos de uma empresa. Continue conosco e saiba mais!

Informações a qualquer lugar e em qualquer momento

Com a aplicação da logística na nuvem e a utilização de sistemas via web, a necessidade da instalação dos aplicativos nos computadores deixa de existir e tudo passa a ser acessado pela internet.

Dessa forma, um gestor pode acessar as informações mesmo que não esteja presente na empresa. Além disso, treinamentos podem ser disponibilizados para os motoristas sem que haja qualquer impacto nas operações.

Logística na nuvem e tendência mobile

A quantidade de pessoas que hoje utilizam gadgets é massiva: basta observar quantas pessoas hoje utilizam smartphones ou tablets para realizar suas tarefas — pessoais e profissionais. Com a utilização da computação em nuvem, as pessoas podem acessar seus dispositivos tecnológicos para ter acesso a dados e informações importantes, o que também está relacionado ao tópico anterior.

Se um gestor está em uma reunião com seu fornecedor fora da empresa e precisa acessar um dado importante, por exemplo, ele pode fazê-lo remotamente, via web, e acessar a informação atualizada em tempo real.

Eliminação de investimentos em servidores

A computação na nuvem, por ser uma tecnologia 100% virtual, dispensa a necessidade de investimento emdata centers, uma vez que os servidores são remotos e gerenciados pela empresa desenvolvedora do software.

Com isso, ao passo que ela aumenta a produtividade das operações logísticas, ao fornecer informações em tempo real, a qualquer momento e de qualquer lugar, também permite que os custos sejam reduzidos — uma vez que não é necessário investir em servidores locais nem se preocupar com a compra de licenças para cada computador ou dispositivo dentro da empresa.

Modernização dos processos logísticos

Processos como roteirização, recebimento, expedição, armazenamento e, até mesmo, a gestão da contratação de frete passam a ser feitos em plataformas online. Em se tratando de gestão de fretes, principalmente, o conceito da nuvem traz muito mais benefícios do que os diretamente relacionados à infraestrutura, pois a plataforma 100% web facilita muito a troca de informações entre as empresas envolvidas no processo de transportes, como por exemplo:

  • Embarcadores disponibilizando cotações online para suas transportadoras;
  • Transportadoras tendo acesso ao mesmo sistema do seu cliente (embarcador), para que possa ter ciência de eventuais inconsistência nos seus processos de cobrança;
  • Destinatários das mercadorias poderem acompanhar de forma centralizada a sua entrega;
  • Entre outros.

Com o desenvolvimento da Tecnologia da Informação, voltada para atender às operações logísticas, podemos observar que ambas as áreas andam juntas e buscam soluções que contribuem para a melhoria, agilidade e confiabilidade dos processos. Nesse aspecto, a logística na nuvem é mais uma alternativa criada para aprimorar as rotinas, os processos e os resultados relacionados à logística.

O que achou desse artigo? Já possui alguma experiência com logística na nuvem? Compartilhe conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *