Otimize a logística do seu e-commerce com a previsibilidade dos custos

Mesmo com as previsões da economia brasileira não sendo muito otimistas para o ano de 2015, o mercado de e-commerce deve permanecer em franca ascensão! Fazer compras online é cada vez mais uma realidade nos lares brasileiros, que não parecem dispostos a abrir mão de uma série de vantagens que esse tipo de transação oferece.

Porém, para se destacar no mercado, o empreendedor precisa se diferenciar e sempre estar um passo à frente da concorrência. E uma das maneiras de deixar sua loja virtual bem preparada é através da previsibilidade de custos, que é um fator essencial para o sucesso do negócio e para o crescimento da empresa. Quer descobrir como utilizar essa estratégia para otimizar a logística do seu e-commerce? Confira o texto a seguir:

 

O que é a previsibilidade de custos?

Todo e-commerce tem uma série de gastos fixos e variáveis por mês: custo de hospedagem do site, gastos com logística, marketing, etc. E qualquer variação nessas despesas pode impactar suas finanças gravemente.

É aí que entra a previsibilidade de custos, que permite que você tenha um melhor controle dos gastos da empresa, sem comprometer os resultados esperados e ainda mantendo a rentabilidade das operações.

Por que ela é tão importante na logística de um e-commerce?

Independentemente do tipo de negócio, se você errar na estratégia de gastos ou perder o controle de seu caixa no mês corrente, pode gerar um impacto expressivo nos resultados financeiros de suas operações ativas. Porém, através da previsibilidade de custos, quando você identifica rapidamente uma alteração ou problema, tem a chance de agir de maneira proativa e minimizar significativamente o impacto da situação, evitando que o problema se agrave e até prevenindo-o antes que ele aconteça.

A logística, sendo parte essencial de um e-commerce, pode ser a diferença entre seu sucesso e seu fracasso, além de representar um custo fundamental para qualquer loja virtual. Por esse motivo, seu controle através de técnicas como a previsibilidade de custos se torna imprescindível.

 

Como ela é realizada?

Para realizar a previsibilidade de custos de forma adequada, é necessário ter um controle abrangente dos gastos habituais da empresa, e uma das maneiras mais eficientes de conseguir isso é através da aquisição de um software de gestão de logística, que vai permitir um domínio muito maior sobre os gastos da loja virtual e ajudará na melhor contratação de serviços de transportes para o empreendimento.

Através de uma gestão eficiente, com planejamento real da sua previsibilidade de custos, é possível reduzir em muito o desperdício de recursos da sua empresa, além de possibilitar a prevenção de problemas financeiros e sua solução mais rápida e eficaz. O bom gestor deve ter amplo controle de todas as variáveis do negócio e estar apto a identificar precocemente qualquer variável para poder atuar de maneira eficaz antes que isso comprometa a o caixa ao final do mês.

Ficou com alguma dúvida sobre como a previsibilidade de custos pode ajudar a otimizar a logística do seu e-commerce? Compartilhe conosco, nos comentários, e continue acompanhando nosso blog para conhecer outras formas de potencializar os processos logísticos da sua loja virtual!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *