O que é preciso para ser um bom profissional de logística?

A área de logística passou por grandes mudanças nos últimos anos. Hoje, as empresas têm valorizado os perfis que se adaptam bem às oscilações do mercado e da demanda, e os profissionais extremamente especializados em apenas uma área têm perdido espaço.

O mercado vive em constante evolução e no mundo empresarial esse fato tem um peso grande, já que os profissionais precisam atuar de acordo com as necessidades da empresa e devem ter uma visão global do funcionamento não apenas do seu trabalho, mas também de sua equipe.

De formações variadas como Administração de Empresas, Engenharias (sobretudo a de Produção), Economia e Transportes, por exemplo, os profissionais de logística precisam estar em constante aprendizado, seja investindo em cursos de curta duração, seminários e workshops até mestrados profissionais e MBAs, dentro e fora do país.

Afinal, somente quem se mantém atualizado é capaz de acompanhar as mudanças no cenário em logística. Mas, além das competências técnicas associadas à carreira, o profissional de logística deve contar com algumas características comportamentais de suma importância para se destacar em um mercado a cada dia mais concorrido.

No post de hoje, separamos os principais atributos que o bom profissional de logística deve possuir atualmente. Confira!

Liderança

Não é raro encontrar em veículos especializados em negócios e economia, reportagens alertando sobre apagões de líderes. Exageros à parte, a liderança realmente é uma competência que tem sofrido queda nos últimos tempos. O líder é indispensável, já que ele consegue extrair o melhor da sua equipe e está sempre preparado para resolver o inesperado de forma eficaz.

Ser líder é uma capacidade nata, mas também pode ser desenvolvida. Por isso, independentemente da sua posição hierárquica atual, investir em desenvolver ou aprimorar essa técnica é um fator decisivo para a sua carreira em logística. O profissional apto para fazer esse tipo de treinamento é o coach de carreiras. Procure uma empresa séria com facilitadores certificados.

Visão Estratégica

O profissional de logística de sucesso certamente é um bom estrategista. Ele é capaz de ver além dos problemas atuais, consegue criar soluções e harmonizar o trabalho em equipe por meio de estratégias pontuais. Assim como a liderança, essa competência pode ser aperfeiçoada com a ajuda de um coach de carreiras.

Organização

Aquela história de gestores geniais altamente desorganizados, com um milhão de papéis espalhados pela sala, é coisa de filme. Esqueça-os. No meio corporativo, a organização e o planejamento são imprescindíveis em todas as etapas, do estagiário à presidência.

Tenha todos os compromissos, planos,  apresentações, estratégias e missões devidamente anotados. Existem bons softwares que auxiliam na otimização da vida de executivos, como o Evernote e o Asana.

Proatividade e Dinamismo

Essas duas competências não vieram juntas nesse post por acaso. Proatividade e dinamismo se completam e são a dupla indispensável para todo colaborador em logística que deseja ter sucesso em sua carreira.

O profissional de logística deve ser proativo não espera que as demandas ou problemas surjam. Ele tem uma visão global do seu papel dentro da empresa e se antecipa com soluções, sugestões e, principalmente, inovações.

O proativo também é dinâmico, já que está sempre se atualizando, lendo e estudando o mercado. Por isso, ele é capaz de enxergar problemas e soluções de forma antecipada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *