Cinco bons motivos para sua empresa investir na Gestão de Fretes:

1. Controle centralizado de todos os processos

Uma plataforma para Gestão de Fretes centraliza, em um único portal, todas as informações do negócio. É possível que as transportadoras administrem pendências de submissão e recepção de EDIs, façam o preenchimento de cotações e acompanhem a liberação de pagamentos. Assim, as informações importantes ficam reunidas em um só lugar, o que por sua vez facilita e agiliza a gestão dos embarcadores, que conseguem administrar bem todo o processo de contratação de transportes, além de evitar tomadas de decisão equivocadas por falta de dados completos do negócio.

Essa melhoria do ciclo significa para os embarcadores uma grande redução de custos, sobretudo. Isso ocorre, pois, a automação da logística também permite que os embarcadores tenham seus processos acompanhados pelas transportadoras que utilizam o mesmo sistema. Dessa forma, esses embarcadores otimizam seus controles, mas sem encarecer a rotina das transportadoras.

2. Maior efetividade nas entregas

A Gestão de Fretes permite que as operações sejam executadas e gerenciadas com muito mais qualidade. Através do painel de bordo, você visualiza as pendências de logística e gerencia o status de todos os embarques. Desse modo, é possível acompanhar se os prazos de entrega estão sendo cumpridos, garantir a eficácia dos processos, a satisfação do cliente ou ainda evitar perda de tempo dando justificativas para os clientes que não sabem onde estão seus pedidos.

3. Análise precisa de informações

Em um sistema automatizado, os dados inseridos são mensurados e analisados sem riscos de erro humano, seja de cálculo ou por esquecimento de alguma informação. A Gestão de Fretes permite acesso ao histórico de fretes, fazendo simulações de cálculos de valores e possibilitando um melhor controle de custos em futuras negociações.

Por meio desses dados, você também descobre quais transportadoras possuem um melhor perfil de atendimento, podendo priorizá-las para integrar a rede de transportadoras da empresa. Ou seja, a análise precisa de informações que a Gestão de Fretes oferece possibilita que você faça melhores tomadas de decisão, direcionando seu negócio para obter mais vantagens financeiras e qualidade no serviço.

4. Total controle financeiro

O sistema para Gestão de Fretes também fornece mais controle financeiro ao gestor e, portanto, mais economia e lucros para o seu negócio. O sistema controla os saldos de cada transportadora por fretes, demonstrando os valores cobrados e detectando possíveis descontos de direito do embarcador ou itens não negociados ou cobrados diferentemente da tabela negociada.

Pode-se inclusive mapear o histórico da despesa de fretes para cada família de produto, mapear os custos por região e ter um controle exato do gasto mensal com este serviço. Assim, um controle financeiro auxilia sua empresa na gestão de reajustes de preço, apontando as variações ocorridas nas tabelas e comparando-as com tabelas anteriores, facilitando assim as negociações de reajuste de tabela.

5. Facilidade na troca eletrônica de dados (EDI)

A troca de dados e arquivos com as transportadoras precisa ocorrer com rapidez e eficácia, afinal, nenhuma informação pode ser perdida. Assim, o recurso disponibiliza o EDI completo para Notas Embarcadas (NOTFIS), Recebimento de Conhecimento emitidos (CONEMB), Recebimento de Faturas de Fretes (DOCCOB), Recebimento de Ocorrências e Entregas, além de Boletins de Ocorrências (OCOREN). Dessa forma, a gestão de fretes se dá por meio de uma comunicação transparente entre o embarcador e a transportadora, simplificando e dinamizando esta operação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *