6 dicas para melhorar os processos de transporte e distribuição da sua empresa

Entregar as mercadorias vendidas, seguindo todas as normas de proteção, qualidade e dentro do prazo combinado com o cliente, é uma iniciativa tão essencial para a saúde e continuidade de seu negócio quanto a fase de realização das vendas propriamente dita. Manter-se atento a eventuais melhorias dos processos de distribuição e translação de um ponto a outro é, portanto, algo que o empreendedor deve fazer. Estas seis dicas o ajudarão a dinamizar o transporte e a distribuição na sua empresa!

 

1 Antecipe sua demanda

Uma ação bem-feita exige planejamento prévio. Com o objetivo de diminuir ainda mais as possibilidades de atrasos, é muito conveniente que se faça uma correta gestão de estoques baseada em uma previsão da demanda que terá nos períodos imediatamente futuros. É claro que é muito difícil fazer uma antecipação extremamente precisa de quanto se venderá nos próximos meses, porém é viável chegar a uma aproximação com base na experiência dos anos anteriores e em uma irrepreensível análise de mercado. Tudo isso ajudará a se preparar melhor para as suas necessidades futuras de logística e distribuição.

 

2 Aproxime-se de seus fornecedores e colaboradores


Estar mais próximo dos parceiros de negócio que lhe abastecem os estoques é essencial para entender seus próprios processos, habilidades e resultados. Caso você note a existência de alguma falha operacional ou de infraestrutura na organização deles, já estará de sobreaviso e conseguirá treinar sua equipe com prioridade para contornar um eventual problema.

 

3 Defina a estratégia de entrega

No Brasil, é muito comum os serviços de entrega por transporte rodoviário, feito em peruas e caminhões. Porém, analise bem o percurso a ser seguido pelas encomendas. Faça um cálculo preciso e completo de quanto custariam os canais de envio diversos que você poderia usufruir, como trens, avião, embarcações, e compare-os. Lembre-se de que cada modal traz suas próprias características de embalagens, flexibilidade de horários, operações e muito mais coisas. Estude-os com tranquilidade e não tenha receio de modificar seu costume, caso outro modal seja mais vantajoso.

 

4 Monte uma distribuição especial para o que vende mais

Você não precisa ter o mesmo sistema de distribuição para toda a sua empresa. Afinal, em todo negócio existem mercadorias que são campeãs de saída, e pode ser conveniente que elas tenham estoques separados e um modo de distribuição diferente, a fim de diminuir os custos de operacionalidade e de trabalho.

5 Monitore as atividades em tempo real

Fazer o controle das operações de envios e translados não é mais um serviço dispendioso como era antigamente. Além disso, as novas tecnologias permitem o monitoramento em tempo real, o que favorece a confiabilidade no transporte e a rápida tomada de decisões, caso aconteça algum problema – tudo quase em sincronia com a ocorrência.

 

6 Terceirize

Terceirizar o serviço de transportes e distribuição pode ser mais interessante do que manter frotas próprias, que consumirão somas elevadas de dinheiro em manutenção, combustível, multas e impostos, seguros, entre outros. Apostar em transportadoras é ainda conveniente naqueles períodos de picos inesperados de venda ou nos aumentos sazonais dos negócios, sem que se façam novos investimentos internos em equipamentos e veículos. É muito eficaz, portanto, manter o contato com várias empresas de transporte, tarefa que pode ser promovida quando o empresário usa softwares e outras soluções informatizadas para a gestão de contratação de fretes e logística, facilitando o encontro do melhor serviço, do menor custo e da mais alta qualidade. Considerar tantos aspectos administrativos e financeiros relacionados à distribuição de seus produtos é fundamental para que sua empresa proporcione melhores resultados, fique com uma imagem renovada no mercado e conquiste mais clientes e lucros.

 

E você, já parou para repensar os processos de transporte que sua empresa usa? Está satisfeito com eles? Compartilhe conosco sua opinião!

 

Leia também: 4 Dicas de ouro sobre Gestão de Fretes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *